O bitcoin é a maior criptomoeda em valor de mercado (Foto:: Envato Elements)
O bitcoin hoje recua mais de 1% em dia em que a Securities and Exchange Commission (SEC) – órgão dos Estados Unidos equivalente à Comissão de Valores Mobiliários brasileira – deve aprovar ou não os pedidos de lançamento os ETFs de bitcoin à vista. Os ETFs, sigla para Exchange Traded Fund, são fundos de investimento negociados na bolsa de valores como se fosse uma ação.
Até o momento, 12 requisições aguardam a aprovação do órgão regulador do mercado de capitais americano. Desse total, o registro mais importante e aguardado pelo mercado é o ETF da BlackRock, maior gestora de ativos e de investimentos do mundo, feito em junho de 2023.
Em meio a essas expectativas, o BTC apresentou uma desvalorização de 1,39% no acumulado das últimas 24h, cotado a US$ 45,5 mil. A queda reflete a repercussão de uma postagem falsa, publicado na terça-feira (9) na rede social X (ex-Twitter), que afirmou que a SEC havia aprovado todos os ETFs de bitcoin à vista. “Após a notícia falsa, o preço recuou e causou um grande alvoroço nos investidores”, afirma André Franco, head de Research do Mercado do Bitcoin.
Apesar da situação, os investidores e analistas de mercado ainda aguardam o aval final da SEC sobre os pedidos de lançamentos dos ETFs. Vale lembrar que o órgão tem até esta quarta-feira (10) para dar o veredito final sobre os pedidos das gestoras.
Se o parecer for favorável, as criptomoedas devem ganhar ainda mais relevância no mercado. Isso porque a expectativa é que os ETFs possam atrair o capital dos investidores institucionais, o que deve elevar ainda mais a cotação do BTC. “A aprovação será muito importante para o aumento da adoção do bitcoin como investimento”, diz Ayron Ferreira, analista de Research independente.