O bitcoin é a maior criptomoeda em valor de mercado (Foto: Envato Elements)
O bitcoin hoje opera com perdas de 5,84% no acumulado das últimas 24h em meio às expectativas do mercado sobre a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sobre a taxa de juros dos Estados Unidos. Com a desvalorização desta terça-feira (19), a maior criptomoeda em valor de mercado é negociada a US$ 63,9 mil nesta terça-feira (19).
Até o momento, as expectativas do mercado apontam para a manutenção dos juros na decisão que será divulgada nesta quarta-feira (20). No entanto, o pessimismo se deve aos últimos dados de inflação dos EUA, que vieram acima das expectativas. O mercado teme as consequências dos números na condução da política monetária americana.
“Conforme esses últimos dados, a expectativa do mercado é de que o Fed venha com o discurso mais duro quanto à inflação e reforce o que não teremos um corte de juros tão cedo”, diz André Franco, head de Research do Mercado Bitcoin.
O cenário macroeconômico influencia o mercado de criptoativos porque os analistas classificam as moedas digitais como ativos de alto risco. Logo, quando as taxas de juros estão em patamares elevados o apetite a risco dos investidores reduz e o capital tende a migrar para os ativos de renda fixa, que se beneficiam com a alta dos juros.
O ether, criptomoeda da rede Ethereum, também acompanha o bitcoin em movimento de perdas. Nas últimas 24h, a segunda maior criptomeoda em valor de mercado caiu 7% e atingiu a cotação de US$ 3,3 mil.
Veja a cotação das principais criptomoedas em valor de mercado às 13h