Criptomoedas

Como criar NFT? Veja passo a passo para começar do zero

Procedimento tecnológico para cunhar tokens não fungíveis é complexo, mas plataformas o tornam acessível

Como criar NFT? Veja passo a passo para começar do zero
NFT e criptomoedas podem tornar possível a economia digital no metaverso. (Fonte: Shutterstock)
  • Ninguém precisa ser expert em tecnologia para fazer um token não fungível, pois existem plataformas especializadas na criação e na negociação desse ativo.
  • É possível lucrar com a compra e a venda de NFT. Entretanto, assim como no mercado tradicional de arte, os valores pagos são subjetivos, o que torna o setor volátil e de alto risco

Os tokens não fungíveis (NFTs) estão explodindo em popularidade, com famosos investindo muito dinheiro nesses ativos digitais colecionáveis exclusivos. O potencial de lucro está levando mais pessoas a aprender como criar NFTs na esperança de faturar com a mania atual.

“Antigamente, a criação dos NFTs ficava a critério de desenvolvedores, mas hoje temos empresas especializadas em fazer esse tipo de registro”, explica Bernardo Srur, diretor da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto). Os interessados em cunhar (ou “mintar”, como o processo também é chamado) podem recorrer a sites nacionais e internacionais.

“A única coisa que você precisa fazer é trazer seu ativo e inserir valores”, explica o especialista. Todo o trabalho é feito de forma automática pelas plataformas, que, além do registro, da custódia e da transferência, podem cuidar da curadoria, da comercialização e da distribuição dos NFTs, restando ao dono do ativo apenas colher o resultado da operação.

NFT pode ser negociado de forma mais ágil e rápida do que uma obra de arte comum. (Fonte: Shutterstock)
NFT pode ser negociado de forma mais ágil e rápida do que uma obra de arte comum. (Fonte: Shutterstock)

Antes de começar o processo de criar um NFT, o interessado deve ser o proprietário do que será cunhado e saber que tudo pode ser transformado em NFT. “O conceito de token não fungível basicamente está relacionado ao registro de um ativo em blockchain”, afirma Srur. Dessa forma, qualquer ativo que tenha apenas um dono pode virar um ativo digital.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em teoria, até escrituras de imóveis são “tokenizadas”, mas ainda não há legislação nesse sentido. O mais comum no mercado são arquivos digitais, como obras de arte, imagens, músicas, vídeos, GIFs, itens de games e memes.

Veja abaixo o passo a passo de como criar NFT do zero.

1. Faça uma carteira digital

O primeiro passo para criar NFT é ter um local para armazenar o ativo, ou seja, uma carteira digital (ou wallet). Muitas empresas oferecem esse serviço, sendo a Metamask a mais utilizada pelos proprietários de tokens não fungíveis.

A crypto wallet suporta a ethereum, principal blockchain utilizada para registro.

2. Deposite uma quantia de criptomoeda

(Fonte: Shutterstock)
A tarifa para a criação de NFT é variável. (Fonte: Shutterstock)

Para a cunhagem do token, é cobrada uma tarifa conhecida como “taxa de gás”. O valor pago pela criação do NFT varia conforme a disponibilidade de mineradores no momento da transação, da plataforma escolhida e das características do ativo a ser criado. O custo médio costuma ser entre US$ 10 e US$ 300.

3. Conecte a carteira digital a um marketplace

A conexão da carteira digital com um marketplace é essencial tanto para a cobrança de taxas quanto para a custódia do ativo a ser criado. O mercado de NFTs mais conhecido no mundo é o OpenSea, mas existem diversas empresas que oferecem serviços, inclusive no Brasil.

O NFTrend é considerado a primeira plataforma do tipo no País.

4. Envie o arquivo

Antes de enviar o arquivo, você pode optar por criar uma coleção, que permite o armazenamento de vários NFTs juntos. Isso pode elevar o interesse por cada item, facilitar a negociação e até gerar uma venda conjunta. Caso queira cunhar apenas um token, não há problema, basta enviar um arquivo único.

5. Defina as características e o preço do NFT

Tudo é programável nos NFTs, mas nem todas as plataformas oferecem todas as opções ao criar um NFT. Os pagamentos podem ser únicos ou o proprietário pode ser remunerado a cada transação do ativo. “Essa forma de registro para artista é muito positiva, porque pode acarretar pagamento de taxas e royalties sobre a obra”, avalia o diretor.

O NFT pode ser único ou ter cópias em uma série limitada. Além disso, é necessário definir um preço para o ativo. O valor é totalmente subjetivo e pode variar conforme a escassez, o artista, a obra, o formato, o momento e o interesse pela coleção, o que torna o ativo volátil e de alto risco, assim como o mercado de arte tradicional.

6. Finalize o processo

Após confirmar todas as informações, basta validar o processo para concluir a criação do NFT. Nesse momento, é cobrada a taxa de cunhagem. Após criado, o token pode ser negociado nas plataformas especializadas ou ser enviado para outra carteira digital.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos