- Atividades com criptoativos podem ser risco para estabilidade do sistema financeiro dos EUA, caso não haja regulamentação
- Muitas das atividades do setor carecem de controles básicos para proteção contra riscos de execução
- Tesouro recomenda aprovação de legislação para reguladores financeiros federais sobre o mercado à vista dos cripto
As atividades com criptoativos podem representar riscos para a estabilidade do sistema financeiro dos Estados Unidos caso suas interconexões com o sistema financeiro tradicional ou sua escala crescerem sem adesão ou regulamentação apropriada. A avaliação foi feita pelo Departamento do Tesouro norte-americano, em comunicado.
Leia também
A escala das atividades com criptoativos aumentou significativamente nos últimos anos e, embora as interconexões com o sistema financeiro tradicional sejam atualmente relativamente limitadas, elas podem aumentar rapidamente, avalia no posicionamento divulgado com base em um relatório sobre os riscos apresentados por tais ativos e sobre como enfrentá-los.
Segundo o Tesouro dos EUA, os participantes do ecossistema de criptoativos e do sistema financeiro tradicional exploraram ou criaram uma variedade de interconexões, incluindo ativos tradicionais mantidos como parte das atividades de stablecoin (moeda digital atrelada a uma reserva de ativos “estáveis”, como o dólar ou o ouro).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As plataformas de negociação também podem ter potencial para maiores interconexões, fornecendo uma ampla variedade de serviços, incluindo negociação alavancada e custódia de ativos, para uma variedade de investidores de varejo e instituições financeiras tradicionais, indica o departamento.
No entanto, o Tesouro alerta que parte das atividades do setor carecem de controles básicos para proteção contra riscos de execução ou para ajudar a garantir que a alavancagem não seja excessiva, enquanto os preços dos ativos parecem ser impulsionados principalmente pela especulação, em vez de fundamentados nos atuais casos de uso econômico fundamental.
Muitas empresas ou atividades de criptoativos têm interconexões consideráveis com entidades com perfis de negócios arriscados e posições opacas de capital e liquidez, avalia.
Os mercados à vista de criptoativos estão sujeitos a regulamentação federal direta limitada. Como resultado, podem não apresentar regras e regulamentos robustos para garantir negociações ordenadas e transparentes, evitar conflitos de interesse e manipulação e proteger os investidores e a economia de forma mais ampla, avalia o Tesouro norte-americano.
Em segundo lugar, afirma o órgão, as empresas do setor não têm uma estrutura regulatória consistente ou abrangente e podem se envolver em arbitragem regulatória. Algumas podem ter afiliadas ou subsidiárias operando sob diferentes estruturas regulatórias e nenhum regulador pode ter visibilidade dos riscos em toda a empresa.
Publicidade
Como resultado, o Tesouro recomenda a aprovação de legislação que prevê autoridade de regulamentação para aparelhos financeiros federais sobre o mercado à vista para ativos criptográficos que não são valores mobiliários.
Além disso, propõe etapas para lidar com a arbitragem regulatória, incluindo coordenação, legislação sobre riscos representados por stablecoins, legislação relacionada às autoridades dos reguladores para ter visibilidade e supervisionar as atividades de todas as afiliadas e subsidiárias de entidades de ativos criptográficos e regulamentação apropriada do provedor de serviços. Por último, o Tesouro dos EUA recomenta o estudo da potencial integração vertical por empresas de criptoativos.