Criptomoedas

PL prevê que corretoras de criptos enviem relatórios financeiros ao MP

A ideia é garantir o pagamento aos investidores, caso haja uma retirada massiva de ativos das corretoras

PL prevê que corretoras de criptos enviem relatórios financeiros ao MP
A ideia do projeto é garantir a segurança jurídica aos investidores de criptomoedas (Foto: Evanto Elements)
  • O texto deve seguir para Comissão de Constituição e Justiça nos próximos dias para ser avaliado
  • De acordo com o projeto de lei, o relatório deve ser enviado anualmente para a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor do MP do Rio de Janeiro

Um projeto de lei pretende obrigar as corretoras de criptomoedas a apresentar um relatório anual das suas atividades econômicas ao Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. O texto foi apresentado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, na terça-feira (16), pelos deputados estaduais Subtenente Bernardo (PTB) e Luiz Paulo (Cidadania). O próximo passo é que o texto seja avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça.

A ideia do projeto é garantir aos investidores o pagamento por parte das corretoras, caso haja uma retirada massiva de ativos. De acordo com o texto, o relatório deve ser enviado à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor do MP. Ao ser entregue, o documento precisa apresentar indicadores de reserva financeira, detalhamento dos investimentos aportados e especificar os contratos utilizados pela empresa. 

“Trata-se de um mercado novo e que deve ao Estado fazer parte desse contexto, flexibilizando sua entrada, dando oportunidade a todos num sentido macro, evitando dessa forma que o cidadão investidor caia em armadilha denominada “Pirâmide” ou até mesmo no Esquema Ponzi”, justificam os autores do projeto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos