Os ETFs (Exchange-traded fund – sigla em inglês) de criptomoedas foram os mais rentáveis da bolsa de valores nacional, a B3, em 2023. Segundo um levantamento da Quantum, esses fundos de índices foram os responsáveis por entregar aos investidores rentabilidades acima de 200% no acumulado do ano passado.
Leia também
Os ganhos refletem o movimento de recuperação do bitcoin e de outras criptomoedas após o “inverno cripto” (período de baixa para essa classe de ativos).
O ETF de maior destaque foi o Smart Hash CI (WEB311), gerido pela Hashdex, que registrou uma alta de 209,86% no acumulado do período. Logo depois, apareceram QR Bitcoin CI (QBTC11), da QR Asset Management, e o IT Now Bloomberg Galaxy Bitcoin Fundo De Índice (BIT11), do Itaú Asset Management, com ganhos de 145,96% e de 135,23%, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A boa performance dos fundos é uma resposta ao ambiente mais favorável economicamente para o bitcoin que vem se formando desde o início de 2023. A proximidade do halving (evento que reduz a oferta de BTC no mercado), previsto para acontecer em abril deste ano, as perspectivas de queda de juros nos Estados Unidos em 2024 e a aprovação dos ETFs de bitcoin à vista nos Estados Unidos foram os fatores determinantes para garantir a alta do BTC 153,57% no ano passado.
“Qualquer ETF que tenha grande parte em bitcoin subiu por causa disso”, afirma André Franco, head de research do Mercado Bitcoin. A melhora no ambiente de investimento para o BTC também beneficiou outras criptomoedas. O ether, por exemplo, avançou 91,85% durante o mesmo período, conforme os dados da Quantum.