O ether, criptomoeda da rede ethereum, inicia a semana devolvendo parte dos ganhos conquistados após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos (EUA). Por volta das 8h40 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18), a segunda maior criptomoeda em valor de mercado registrava uma queda de 0,29%, sendo negociado a US$ 3,06 mil. Já o bitcoin (BTC) vai no sentido contrário e apresenta uma valorização de 0,74%, sendo cotado a US$ 90,4 mil.
Leia também
O desempenho negativo sugere um movimento de realização de lucro dos investidores após os recentes avanços da segunda maior criptomoeda em valor de mercado – e que serve de termômetro para as criptos, assim como o bitcoin. Desde o dia 5 de novembro até as negociações de hoje, o ether subiu 25,9% com o otimismo dos investidores com o retorno Trump à Casa Branca. Como mostramos nesta reportagem, o favoristimo em torno do republicano se deve às promessas de campanha.
O ex-presidente sinalizou ao mercado que iria flexibilizar a regulação para as criptomoedas, criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento da indústria e demitir Gary Gensler, presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) – órgão dos Estados Unidos equivalente à Comissão de Valores Mobiliários brasileira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As propostas sustentam o otimismo dos analistas para todas as criptomoedas nos próximos anos, especialmente para o bitcoin que renovou sucessivas vezes a sua máxima histórica. “Ainda vemos espaço para mais crescimento, pois ainda não testemunhamos ações decisivas dos reguladores americanos nem a revisão das propostas legais para o setor de cripto”, afirma Murilo Corina, diretor comercial da QR Asset Management.
- Veja também: Até onde o bitcoin pode chegar com o efeito Trump?
Mesmo com o recuo hoje, o ethereum acumula uma valorização de 56,42% em 2024.