Publicidade

Criptomoedas

Fundador da FTX, Sam Bankman-Fried é preso nas Bahamas

A prisão foi o mais recente episódio em uma das crises mais dramáticas da história corporativa

Fundador da FTX, Sam Bankman-Fried é preso nas Bahamas
Sam Bankman-Fried, CEO da FTX Foto: Bloomberg Images
  • Bankman-Fried estava se programando para testemunhar no Congresso na terça-feira sobre o colapso da FTX.
  • A prisão da S.B.F. ocorreu após o recebimento de uma notificação formal dos Estados Unidos de que haviam acusações criminais contra a S.B.F.

Sam Bankman-Fried, fundador da falida exchange de criptomoedas FTX, foi preso nas Bahamas nesta segunda-feira (12), depois que promotores dos Estados Unidos apresentaram acusações criminais.

“A prisão da S.B.F. ocorreu após o recebimento de uma notificação formal dos Estados Unidos de que haviam acusações criminais contra ele e é provável que solicitem sua extradição”, disse o governo das Bahamas, em um comunicado.

A prisão foi o mais recente acontecimento em uma das quedas mais dramáticas da história corporativa dos dias atuais. Bankman-Fried, de 30 anos, estava se programando para testemunhar no Congresso na terça-feira sobre o colapso da FTX, que era uma das empresas mais poderosas da emergente indústria cripto até implodir praticamente da noite para o dia no mês passado, depois que uma corrida aos depósitos expôs um buraco de US$ 8 bilhões em suas contas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os promotores do Distrito Sul de Nova York confirmaram que Bankman-Fried foi acusado e disseram que uma acusação formal seria aberta na terça-feira. Separadamente, a Comissão de Valores Mobiliários disse em comunicado que havia autorizado acusações “relacionadas às violações do Sr. Bankman-Fried de nossas leis de valores mobiliários”.

As acusações criminais contra Bankman-Fried incluíam fraude eletrônica, conspiração de fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários, conspiração de fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro, disse uma fonte com conhecimento do assunto.

Leia também: Quem é Sam Bankman-Fried, o fundador da FTX preso nas Bahamas

Bankman-Fried, que era a única pessoa acusada no indiciamento, foi detido pelas autoridades das Bahamas, disse a fonte. Ele foi preso pouco depois das 18h em seu complexo de apartamentos no resort Albany, nas Bahamas, de acordo com um comunicado da polícia das Bahamas. O momento em que Bankman-Fried poderia ser transferido para os Estados Unidos não estava claro. Embora as Bahamas tenham um tratado de extradição com os Estados Unidos, o processo pode levar semanas e, às vezes, muito mais caso um réu criminal o contestar.

Publicidade

De acordo com uma fonte familiarizada com o assunto, Bankman-Fried cooperou durante a prisão, e será mantido durante a noite em uma cela de uma delegacia de polícia. Ele deve comparecer na terça-feira ao Tribunal de Magistrados em Nassau, capital das Bahamas.

Um porta-voz do Bankman-Fried se recusou a comentar. Nicholas Biase, porta-voz do escritório do procurador dos EUA, também se recusou a comentar.

“No início desta noite, as autoridades das Bahamas prenderam Samuel Bankman-Fried a pedido do governo dos EUA, com base em uma acusação selada”, disse Damian Williams, procurador do Distrito Sul de Nova York, em comunicado. “Esperamos atualizações para abrir a acusação pela manhã e teremos mais a dizer daqui um tempo.”

Uma vez um menino de ouro da indústria criptográfica e um importante doador do Partido Democrata, Bankman-Fried viu seu gigante negócio e império político colapsar com uma velocidade impressionante. Sua bolsa entrou com pedido de falência no mês passado e sua fortuna pessoal diminuiu para praticamente nada. Enquanto ele costumava ser saudado como um John Pierpont Morgan moderno, ele agora é mais comparado a Bernie Madoff, que orquestrou o maior esquema Ponzi da história.

Publicidade

Os advogados envolvidos no caso expressaram surpresa com a rapidez da prisão. Esperava-se que Bankman-Fried enfrentasse uma acusação criminal. Casos complexos de fraude de colarinho branco podem levar meses para serem construídos. Antes da prisão, Bankman-Fried deveria testemunhar remotamente sobre o colapso do FTX em uma audiência perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara na terça-feira. A audiência ainda está marcada para acontecer, apenas sem o testemunho de Bankman-Fried.

“O público americano merece ouvir diretamente do Sr. Bankman-Fried sobre as ações que prejudicaram mais de 1 milhão de pessoas”, disse a deputada Maxine Waters, que preside o comitê, em um comunicado. “O público está esperando ansiosamente para obter essas respostas sob juramento perante o Congresso, e essa prisão nega ao público essa oportunidade.”

Várias pessoas familiarizadas com a investigação disseram que a velocidade com que as autoridades se moveram na apresentação de acusações criminais e civis foi uma indicação de que promotores e reguladores receberam informações de testemunhas que cooperaram.

Bankman-Fried tem enfrentado o escrutínio de dezenas de reguladores em todo o mundo, incluindo o Departamento de Justiça, a SEC e a Commodity Futures Trading Commission. Os promotores em Manhattan estão examinando se a FTX infringiu a lei ao transferir bilhões em fundos de clientes para a Alameda Research, um fundo de hedge cripto que Bankman-Fried também fundou e foi dono.

Publicidade

Eles também se concentraram em saber se Bankman-Fried e seu fundo de hedge se envolveram em manipulação de mercado que pode ter ajudado a causar o fracasso de duas criptomoedas proeminentes na primavera passada.

Desde que a FTX entrou em colapso, a SEC e os promotores federais agiram rapidamente com pedidos de documentos de várias partes, incluindo algumas das grandes empresas financeiras que investiram até US$ 2 bilhões na bolsa de criptomoedas no início do ano passado, disseram duas fontes informadas sobre o assunto.

Não está claro se as autoridades federais estão pensando em acusar mais alguém que tenha conexão com o colapso da FTX. Não é incomum que uma queixa civil da SEC revele mais informações sobre os eventos que levaram à apresentação de acusações do que uma acusação formal.

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Quanto meu micro-ondas consome energia elétrica?
5 aparelhos que devem ficar fora da tomada para não levar a conta de luz às alturas
Impacto do ar-condicionado na conta de luz: mitos e verdades em tempos de calor
Quanto a energia solar economiza na conta de luz? Descubra
8 passos para comprar bitcoin de maneira segura
Nem Neymar, nem Messi: saiba quem é o jogador de futebol mais rico do mundo
Seu CPF pode ser a chave para economizar no IPTU; entenda
Minha conta de luz veio muito alta, o que fazer?
IPVA 2025: imposto vai ficar mais caro com reforma tributária?
Quanto custa a esmeralda gigante disputada por EUA e Brasil? Batalha pode estar chegando ao fim
Ganho um salário mínimo: quanto vou receber de 13° salário?
É possível tirar passaporte de graça? Veja se há isenção da taxa
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos