

O presidente Donald Trump gosta de Monopoly, que no Brasil é conhecido como Banco Imobiliário. Em 1989, o magnata do setor imobiliário lançou Trump: The Game, uma variação do jogo de tabuleiro temático de imóveis. E em 2006, ele explorou o lançamento de um reality show inspirado no Monopoly. “Sempre pensei que o Monopólio fosse um jogo incrível”, disse Trump ao New York Post em uma entrevista sobre o programa, que nunca se concretizou. Agora, a mais recente empreitada do presidente americnao será um jogo cripto com a marca Trump — um que tem uma sensação semelhante ao Monopólio, de acordo com duas fontes familiarizadas com o projeto.
O planejado jogo de imóveis seria a mais nova adição a uma crescente lista de empreendimentos cripto de Trump e sua família. Além de coleções de NFT e um memecoin, há a empreitada de finanças descentralizadas World Liberty Financial, um stablecoin, e uma empresa de mineração de Bitcoin na qual os filhos do presidente, Eric Trump e Donald Trump Jr., têm uma grande participação.
Uma fonte familiarizada com o novo jogo cripto de Trump disse à Fortune que era uma variação do Monopoly Go!, onde os jogadores ganham dinheiro no jogo movendo peças ao redor de um tabuleiro de Monopoly digital para erguer prédios em uma cidade digital. Uma segunda fonte, não conectada à primeira e familiarizada com o jogo, também comparou o projeto ao Monopólio. Ambas as pessoas pediram anonimato para falar sobre negócios privados.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As fontes disseram que Bill Zanker, um velho amigo de Trump que ajudou o presidente a lançar seu memecoin e NFTs, está por trás da empreitada.
Kevin Mercuri, um porta-voz de Zanker, negou que o projeto fosse semelhante ao Monopoly Go! mas confirmou à Fortune que Zanker está trabalhando em um “jogo” que ele planeja lançar no final de abril. Ele também disse que a referência ao Monopoly é “boato”.
Um porta-voz da Hasbro, a empresa por trás do jogo de tabuleiro Monopoly original, disse que não licenciou sua propriedade intelectual para uma organização afiliada a Trump para uma empreitada cripto.
Originalmente, Zanker planejava lançar o projeto antes da posse do 47º presidente, de acordo com uma fonte. Em maio de 2024, Zanker procurou a Hasbro para comprar de volta a licença para Trump: The Game, a versão da marca Trump do Monopólio, de acordo com outra fonte familiarizada com as discussões. No entanto, a empresa disse a Zanker que não tinha mais os direitos do jogo de mais de 30 anos.
Publicidade
Mercuri não respondeu a um pedido de comentário sobre a linha do tempo de desenvolvimento do jogo.
Trump acumula marcas registradas cripto
Que Zanker está desenvolvendo um jogo cripto não é uma surpresa total. Por anos, a indústria cripto tentou integrar blockchains com jogos de vídeo. Talvez o exemplo mais famoso seja o Axie Infinity, que transformou personagens jogáveis em NFTs e concedeu criptomoeda aos usuários por jogar.
No final de fevereiro, a DTTM Operations, a entidade que gerencia as marcas registradas de Trump, entrou com um pedido para aplicar o nome de Trump a uma série de outros produtos cripto, incluindo NFTs relacionados a vestuário virtual e uma loja online de bens virtuais. Mercuri não respondeu a uma pergunta sobre se os registros de marca estavam relacionados ao mais novo projeto cripto de Trump e não disse como a tecnologia blockchain estaria envolvida.
O lançamento constante de empreendimentos cripto de Trump levantou uma série de alegações de conflito de interesse. Enquanto seus filhos e a Organização Trump mergulham mais fundo no cripto, Trump sinalizou uma mudança na política dos EUA em relação à indústria. Ele contratou um czar de IA e cripto, autorizou o lançamento de uma reserva estratégica de Bitcoin e ativos digitais, e pressionou por legislação cripto.Ben Weiss, da Fortune
Em uma entrevista separada com a Fortune sobre seu projeto de mineração de Bitcoin, o filho do presidente, Eric TrumBen Weiss, da Fortunep, disputou alegações de conflito de interesse. “Isso é algo em que nossa família acredita,” ele disse sobre cripto. “É algo sobre o qual nossa família fala com nosso coração e alma.”
Publicidade
Bill Zanker, parceiro de Trump no jogo de vídeo cripto, tem um passado colorido. Na década de 1980, Zanker, que agora tem 70 anos, pegou US$ 5.000 de dinheiro de bar mitzvah e lançou o Learning Annex, uma empreitada educacional peculiar que oferecia aulas para adultos sobre “Como Trair Seu Cônjuge,” “Balonismo,” e “Andar sobre Fogo,” entre outros tópicos. Em 2001, ele convidou Trump para apresentar uma palestra no Learning Annex, e a dupla eventualmente coautorou de um livro sobre “Como alcançar sucesso.”
Zanker e Trump pararam de fazer negócios juntos enquanto o empresário fazia campanha em 2015 para garantir seu primeiro mandato na Casa Branca, mas sete anos depois, Zanker abordou Trump sobre lançar coleções de NFT com a imagem do magnata do setor imobiliário, de acordo com vários relatórios. Trump concordou, e Zanker e sua equipe lançaram uma série de NFTs que retratavam o então ex-presidente como um super-herói, um astronauta e um cowboy.
Zanker é uma das principais personalidades por trás do memecoin de Trump, de acordo com três fontes familiarizadas com o projeto. Ele também está listado no certificado de formação da FIGHT FIGHT FIGHT LLC, uma entidade associada à criptomoeda, de acordo com um documento que a Fortune obteve. Ele recusou vários pedidos de entrevista.
Você é um insider da indústria cripto com pensamentos sobre as empreitadas de Trump ou uma dica para compartilhar? Contate Ben Weiss em [email protected] ou através do aplicativo de mensagens seguras Signal @bdanweiss.123.
Publicidade
*Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com (c.2024 Fortune Media IP Limited) e distribuída por The New York Times Licensing Group. O conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.