Publicidade

Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Cleber Miranda

'Repense seu estilo de vida', aconselha o youtuber

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Cleber Miranda
Cleber Miranda começou a postar vídeos no Youtube ainda em 2006. Foto: Arquivo Pessoal / Cléber Miranda
  • De acordo com o especialista, adaptar o estilo de vida ao orçamento é essencial
  • Reflita sobre as despesas que são prioridades e planos de longo prazo
  • Corte gastos não essenciais e foque em itens básicos durante essa crise econômica

O administrador Cleber Miranda foi um dos youtubers pioneiros no Brasil. Ainda em 2006, pouco tempo depois da criação da plataforma, ele começou a postar vídeos sobre o que chama de “educação financeira raiz”. A ideia lá atrás já era ensinar finanças pessoais de uma forma simples para quem é leigo no assunto. “Percebi que existia uma carência muito grande da população para entender os conceitos mais básicos sobre dinheiro”, explicou.

Atualmente, o canal Cleber Miranda – Educação Financeira possui 311 mil inscritos e vídeos com mais de 100 mil visualizações. De acordo com o youtuber, a crise do coronavírus o deixou ainda mais motivado a falar sobre finanças, principalmente para ajudar a população mais vulnerável.

“A crise econômica só está começando”, disse. “Temos um mar de 30 a 40 milhões de brasileiros que não fazem a menor ideia de como irão passar o próximo mês se não puderem trabalhar”.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o E-Investidor, o administrador e youtuber definiu as 3 principais dicas financeiras para enfrentar a crise econômica provocada pelo coronavírus.

1 – Repense seu estilo de vida

“Pare e reflita se todos os seus gastos, gostos e preferências cabem realmente no seu bolso e no orçamento da sua família. Muitas vezes as pessoas se iludem financeiramente com alguns artifícios para fazer as contas fecharem no fim do mês e só se dão conta que estão gastando mais do que ganham quando acontece algo de impacto, como desemprego e diminuição brusca da renda. Esses ‘artifícios’ podem ser empréstimos, cartão de crédito e entrar no cheque especial, por exemplo.

Alguns pequenos empresários também caem nessa armadilha através do ‘giro’. Vivem, majoritariamente, do capital de giro e só param para refletir sobre a situação financeira da empresa quando tomam um ‘chacoalhão’, como a crise em que estamos vivendo. Então, parar e refletir sobre nossas condições financeiras e estilo de vida é essencial.”

2 – Defina prioridades

“Uma vez que você já questionou seu próprio estilo de vida, é hora de conversar com a família e identificar quais gastos são importantes, ou seja, o que de fato é prioridade na vida financeira. Pense: será que é realmente essencial aquela roupa de marca? Aquele eletrônico? Ou você precisa guardar dinheiro para um plano maior, como comprar uma casa?”

3 – Reveja os gastos essenciais

“Agora que todas as prioridades estão claras, é hora de cortar os gastos não essenciais do seu orçamento. Como o mundo está passando por um período extremo, é importante que o dinheiro seja empregado em itens básicos e essenciais, além da formação de uma reserva de emergência.”

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos