• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Caio Fernandez

CEO da Ivest diz que crises econômicas são ótimas oportunidades para investidores

Por E-Investidor

11/06/2020 | 13:32 Atualização: 11/06/2020 | 13:35

Caio Fernandez, CEO da Ivest (Foto: Divulgação)
Caio Fernandez, CEO da Ivest (Foto: Divulgação)

Caio Fernandez, CEO da Ivest consultoria, tem mais de 15 anos de experiência em consultoria e acompanhamento de investimentos. Também atuando como palestrante e professor, ele busca transmitir todo o conhecimento técnico e mais complexo do mercado financeiro de maneira simples para o consumidor final.

Leia mais:
  • 33 dicas financeiras para enfrentar a crise do coronavírus
  • A Bolsa já está pronta para voltar aos 100 mil pontos?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As crises econômicas são ótimas oportunidades para quem possui liquidez

Segundo Fernandez, é possível encontrar um caminho para ter sucesso financeiro, mesmo em momentos de dificuldades econômicas como o que passamos. “Tanto na vida pessoal como na profissional”, diz o consultor de investimentos.

Para o E-Investidor, Caio Fernandez apresentou suas três principais dicas financeiras para enfrentar a crise provocada pela pandemia da covid-19.

1 – Liquidez para novas aquisições

“Em épocas de crise, infelizmente, vemos muitas empresas enfrentando procedimentos relacionados à falência, com venda para outros gestores e negociando mercadorias com preços mais baixos do que o normal. E aqui está a grande oportunidade!

As crises econômicas são ótimas oportunidades para quem possui liquidez (dinheiro na mão). Quem tem disponibilidade de dinheiro vira rei. O investidor pode arriscar e adquirir projetos com um desconto muito alto.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Pensando que o mundo não vai acabar e o que estamos passando é momentâneo, quando as coisas voltarem ao normal, tal empresa adquirida também deve voltar ao normal. Pronto, agora você é sócio de uma empresa tendo pago um valor muito bom.

O desafio será ter paciência, pois as coisas podem demorar. Talvez seja necessário dispor de mais recursos para pagar custos, folha salarial, mas as chances do sucesso são altas!”

2 – Ações desvalorizadas de empresas consolidadas

“Antes da crise, o brasileiro estava muito acostumado a comprar com a bolsa de valores acima dos 100 mil pontos. Agora, após a queda de receita de tais empresas por conta do isolamento social, suas ações tiveram uma queda expressiva.

Mesmo assim, ainda é possível identificar empresas que possuem um bom fundamento, que devem superar esse momento e que estão com suas ações muito desvalorizadas agora. A circunstância atual me faz lembrar muito a crise de 2008, quando investidores que acreditaram na recuperação, compraram papéis na bolsa no meio do furacão e alguns meses depois tiveram ganhos expressivos.

Obviamente essa estratégia é mais volátil e as ações podem cair ainda mais. Porém, se você tem um objetivo de longo prazo, comprar ações de boas empresas na bolsa agora pode ser o investimento do ano. É na crise que se ganha dinheiro!”

3 – Reserva de emergência

“Mesmo tendo a perspectiva de retorno e reaquecimento do mercado mundial, não sabemos quanto tempo isso vai durar. Logo, é fundamental ter um investimento de baixíssimo risco e com resgate rápido para pagar possíveis emergências.

Publicidade

A reserva de emergência é exatamente para isso, ou seja, para atender gastos extras que não eram esperados. Se uma pessoa for demitida ou tiver o seu salário reduzido poderá recorrer a essa fonte de recursos.

Vale ressaltar que mesmo tendo uma reserva de emergência, como estratégia de planejamento financeiro, é fundamental rever e cortar custos desnecessário durante a crise.

Para quem fez um bom planejamento, o corte não significa necessariamente diminuir o padrão de vida, mas talvez por um tempo tomar um vinho mais barato, cozinhar ao invés de pedir comida ou reduzir o plano de TV por assinatura.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dicas financeiras
  • Finanças
  • Investimentos
Cotações
18/05/2026 15h08 (delay 15min)
Câmbio
18/05/2026 15h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem segredo: como a alta renda protege o patrimônio — e o que o investidor pode aprender com isso

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Stablecoins não são moeda e não deveriam pagar IOF, diz especialista

  • 4

    Tokenização sai do discurso e ganha força em teste com debêntures e fundos no Brasil

  • 5

    Vale esperar o dólar cair? Conheça a estratégia que reduz riscos em tempos de guerra

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Logo E-Investidor
Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Últimas:
Mega-Sena: vendas exclusivas para o sorteio especial de 30 anos estão abertas
Loterias
Mega-Sena: vendas exclusivas para o sorteio especial de 30 anos estão abertas

As apostas para o concurso especial podem ser registradas até às 22h do dia 23 de maio de 2026

18/05/2026 | 14h55 | Por Jéssica Anjos
Klabin (KLBN11) banca custo no teto das projeções mesmo após ruído no 1T26, diz Genial
Mercado
Klabin (KLBN11) banca custo no teto das projeções mesmo após ruído no 1T26, diz Genial

Petróleo e frete seguem como vetores de pressão, mas monetização florestal e renegociações de contratos ajudam a compensar custos, segundo a Genial

18/05/2026 | 14h34 | Por Vinícius Novais
Polo Capital aumenta participação acionária na Tenda (TEND3)
Tempo Real
Polo Capital aumenta participação acionária na Tenda (TEND3)

A porcentagem equivale a 24,688 milhões de ações. Desta quantidade, 4,517 milhões são ações ordinárias da construtora

18/05/2026 | 14h27 | Por Luísa Laval
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral
Erich Decat
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral

Novas notícias envolvendo Flávio podem gerar reações no mercado, assim como pesquisas tendem a ganhar peso crescente na formação de expectativas eleitorais

18/05/2026 | 14h12 | Por Erich Decat

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador