- Momento de crise abre grandes oportunidades para quem tem liquidez
- Bolsa de valores ainda possui empresas com suas ações muito desvalorizadas e que são bons investimentos
- Ter reserva de emergência também é importante, pois atende gastos extras que não eram esperados
Caio Fernandez, CEO da Ivest consultoria, tem mais de 15 anos de experiência em consultoria e acompanhamento de investimentos. Também atuando como palestrante e professor, ele busca transmitir todo o conhecimento técnico e mais complexo do mercado financeiro de maneira simples para o consumidor final.
As crises econômicas são ótimas oportunidades para quem possui liquidez
Segundo Fernandez, é possível encontrar um caminho para ter sucesso financeiro, mesmo em momentos de dificuldades econômicas como o que passamos. “Tanto na vida pessoal como na profissional”, diz o consultor de investimentos.
Leia também
Para o E-Investidor, Caio Fernandez apresentou suas três principais dicas financeiras para enfrentar a crise provocada pela pandemia da covid-19.
1 – Liquidez para novas aquisições
“Em épocas de crise, infelizmente, vemos muitas empresas enfrentando procedimentos relacionados à falência, com venda para outros gestores e negociando mercadorias com preços mais baixos do que o normal. E aqui está a grande oportunidade!
As crises econômicas são ótimas oportunidades para quem possui liquidez (dinheiro na mão). Quem tem disponibilidade de dinheiro vira rei. O investidor pode arriscar e adquirir projetos com um desconto muito alto.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Pensando que o mundo não vai acabar e o que estamos passando é momentâneo, quando as coisas voltarem ao normal, tal empresa adquirida também deve voltar ao normal. Pronto, agora você é sócio de uma empresa tendo pago um valor muito bom.
O desafio será ter paciência, pois as coisas podem demorar. Talvez seja necessário dispor de mais recursos para pagar custos, folha salarial, mas as chances do sucesso são altas!”
2 – Ações desvalorizadas de empresas consolidadas
“Antes da crise, o brasileiro estava muito acostumado a comprar com a bolsa de valores acima dos 100 mil pontos. Agora, após a queda de receita de tais empresas por conta do isolamento social, suas ações tiveram uma queda expressiva.
Mesmo assim, ainda é possível identificar empresas que possuem um bom fundamento, que devem superar esse momento e que estão com suas ações muito desvalorizadas agora. A circunstância atual me faz lembrar muito a crise de 2008, quando investidores que acreditaram na recuperação, compraram papéis na bolsa no meio do furacão e alguns meses depois tiveram ganhos expressivos.
Obviamente essa estratégia é mais volátil e as ações podem cair ainda mais. Porém, se você tem um objetivo de longo prazo, comprar ações de boas empresas na bolsa agora pode ser o investimento do ano. É na crise que se ganha dinheiro!”
3 – Reserva de emergência
“Mesmo tendo a perspectiva de retorno e reaquecimento do mercado mundial, não sabemos quanto tempo isso vai durar. Logo, é fundamental ter um investimento de baixíssimo risco e com resgate rápido para pagar possíveis emergências.
Publicidade
A reserva de emergência é exatamente para isso, ou seja, para atender gastos extras que não eram esperados. Se uma pessoa for demitida ou tiver o seu salário reduzido poderá recorrer a essa fonte de recursos.
Vale ressaltar que mesmo tendo uma reserva de emergência, como estratégia de planejamento financeiro, é fundamental rever e cortar custos desnecessário durante a crise.
Para quem fez um bom planejamento, o corte não significa necessariamente diminuir o padrão de vida, mas talvez por um tempo tomar um vinho mais barato, cozinhar ao invés de pedir comida ou reduzir o plano de TV por assinatura.”