Educação Financeira

7 medidas para economizar e fazer renda extra na quarentena

Repensar hábitos do dia a dia te ajudará a melhorar sua saúde financeira

7 medidas para economizar e fazer renda extra na quarentena
Muitos brasileiros não aplicam no mercado financeiro ou perdem oportunidades por suposições erradas sobre investimentos. Foto: Pixabay
  • Tempo em casa devido a quarentena pode ser aproveitado de melhor forma para economizar e ter uma renda extra
  • Novos hábitos financeiros são sempre bem-vindos em momentos de crise
  • Dicas vão desde de como ter uma organização em relação ao gastos e como fazer uma renda extra

Para ajudar o investidor a aproveitar melhor o tempo em casa e ainda ganhar uma grana extra, o E-Investidor, junto com a Simplic, traz  uma lista de 7 medidas para economizar durante este período de crise.

Segundo uma pesquisa do Ibope, 9 em cada 10 brasileiros mudaram seus hábitos financeiros na pandemia, seja por consciência ou necessidade. Porém, novas dicas de como lidar melhor com o dinheiro sempre são bem-vindas, principalmente quando grande parte dos brasileiros teve sua renda afetada.

“Agora mais do que nunca a organização financeira se tornou algo essencial. Repensar hábitos interferem diretamente nas despesas e na busca por uma vida financeira saudável”, diz Humberto Santillo, especialista em marketing da Simplic.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira as dicas:

Lista de compras

Fazer uma lista de todas as suas compras e também das futuras ajuda em diversos aspectos. O primeiro deles é que a lista facilita a visualização de tudo que está ou será comprado e quanto será necessário para isso.

Assim, ela te ajuda a dar uma melhor organização para não extrapolar os gastos das suas compras. Além disso, contribui para evitar compras por impulso, pois tudo que é essencial já está anotado, evitando gastos extras.

Evite delivery

Para economizar com sua alimentação, a dica é fugir o máximo possível dos deliverys, deixando o serviço apenas para ocasiões especiais. Comprar os ingredientes e preparar suas comidas preferidas em maiores porções pode garantir uma boa economia no final do mês.

Existem diversas receitas e tutoriais on-line de como preparar refeições, algo muito indicado para a evitar gastos extras com a alimentação.

Além disso, as receitas em excesso podem ser congeladas e consumidas nas próximas semanas.

Aposte na luz natural para reduzir a conta

A conta de luz é uma das que mais pesam no orçamento familiar e utilizar melhor a luz do sol pode reduzir 5% os gastos mensais, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Então, a dica é apagar as luzes de casa e deixar as portas e janelas abertas o máximo possível. Além disso, tirar televisão, computador e videogame da tomada quando não estão sendo utilizados também ajudam a baixar o preço da conta.

Crie novos hábitos para diminuir a conta de água

Assim como no caso da conta de luz, para diminuir a conta de água é preciso mudar seus hábitos. Seja para lavar louça, tomar banho, escovar os dentes ou lavar as mãos, é recomendado que a torneira fique fechada enquanto a água não é necessária para retirar os produtos do prato ou do corpo.

Venda seus itens sem utilidade

Poucas pessoas têm o hábito de se desfazer de móveis, brinquedos, roupas, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, que não usam mais. Se a ideia é economizar, vender os itens para pessoas que estão precisando é uma ótima ideia.

Publicidade

Existem diversos sites em que o anúncio é gratuito e se o produto for vendido você fica com grande parte da venda.

Aulas particulares

Caso exista uma disciplina que você domine bem e goste de ensinar, uma dica é oferecer aulas de reforço escolar. Este é um ótimo jeito de fazer uma renda extra fixa, pois as aulas podem ser feitas à distância e sempre existem pessoas querendo se aprofundar em algum assunto ou língua nova.

Pesquisa remuneradas

Responder pesquisas é uma das maneiras mais simples de ganhar dinheiro na internet, sendo uma oportunidade de ajudar também as marcas a conhecerem melhor o seu público. Para isso, basta se cadastrar em sites que agregam pesquisas remuneradas, mas é importante procurar sempre aqueles com responsabilidade.

Ao informar dados do seu perfil, os portais te enviam questionários sobre produtos ou serviços por e-mail para você avaliá-los. A recompensa pode ser enviada em forma de dinheiro ou crédito em lojas parceiras.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos