Educação Financeira

Um filme para cada dia da semana para te ajudar com as finanças

Filmes são uma boa opção para aproveitar o tempo livre em casa e aprender mais sobre o tema

Um filme para cada dia da semana para te ajudar com as finanças
Leandro Hassum e Jerry Lewis em cena de " Até Que a Sorte nos Separe 2". Foto: Gabriel Borges
  • Filmes trazem boas lições de educação financeira, sem perder o bom humor
  • Películas também servem como ferramenta para ensinar sobre o tema aos filhos
  • Ensinamentos incluem noções sobre o que fazer ou não fazer em determinadas situações

Para ajudar o investidor a aproveitar melhor o tempo em casa devido à quarentena, o E-Investidor traz, com contribuição da Simplic, sete filmes que podem colaborar no processo de sua educação financeira.

De acordo com um levantamento do Ibope, apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira na infância e 45% não compartilham ou passam poucas informações sobre o tema para seus filhos. Nesse cenário, os filmes podem ser uma bom gatilho para começar a entender melhor o assunto.

Além disso, as produções cinematográficas podem ajudar quem não tem tempo para se dedicar ao assunto a ter noções sobre o que fazer ou não em determinadas situações. “É uma coisa rápida que você encaixa no meio do seu dia e vai aprendendo”, diz Humberto Santillo, head de marketing da Simplic.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira os filmes:

Até Que a Sorte Nos Separe

A trilogia de comédia brasileira conta a história de Tino, que ganhou na loteria e, 10 anos depois, descobre que está falido após ter gasto todo o dinheiro do prêmio. Os filmes abordam com bom humor a importância de poupar e economizar para evitar problemas e estão disponíveis na Netflix. 

À Procura da Felicidade

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Christopher Gardner, um pai desempregado que luta para sobreviver enquanto não consegue trabalho. O personagem serve como inspiração para enfrentar dificuldades financeiras, criar objetivos e se dedicar a eles, apesar das dificuldades. O filme está disponível na Netflix.

Fome de Poder

O filme mostra a história de ascensão da marca McDonald’s, revelando como o ex-vendedor ambulante Ray Kroc conseguiu transformar as lanchonetes dos irmãos Mac Donald na famosa rede de fast-food mundial. Coragem, persistência e inovação são algumas das lições que se pode tirar. O filme está disponível na Netflix.

O Homem que Mudou o Jogo

Estrelado por Brad Pitt, o filme conta a história de um treinador de beisebol que trabalha com um orçamento baixo para gerenciar a equipe e competir com times mais ricos.  Ele mostra que é possível colher bons frutos com economia e sabedoria, mesmo com as adversidades de um baixo capital para investir. O filme está disponível no YouTube.

Quem quer ser um Milionário?

O filme conta a história do indiano Jamal Malik que está concorrendo ao prêmio final de 20 milhões de rúpias em um programa de perguntas e respostas de uma emissora de TV. Ele permite refletir que nem sempre fazer perguntas é a chave para algum problema financeiro, mas sim trabalhar nas respostas para cuidar do nosso dinheiro. O filme está disponível na Netflix.

A Grande Virada

O longa conta a história de três homens que precisam sobreviver em meio a uma redução de custos na empresa em que trabalham. Em meio à trama, os personagens revelam como uma crise econômica pode impactar as estruturas internas de uma empresa e como é importante buscar aperfeiçoamento para acompanhar as mudanças do mercado e superar qualquer sinal de crise. O filme está disponível no YouTube.

Vivendo com um Dólar

O filme conta a história de quatro amigos americanos que viajaram para a Guatemala com o objetivo de viver com um dólar por dia durante dois meses. Ele é o resultado de uma série de vídeos postados no YouTube que contam os relatos da viagem, e está disponível na própria plataforma.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos