Para os endividados enquadrados na Faixa II – pessoas físicas que tenham renda mensal superior a 2 salários mínimos e menor que R$ 20 mil –, o Desenrola vai até o dia 31 de dezembro de 2023. Essa faixa inclui apenas dívidas bancárias, que tenham sido negativadas no período de 1° de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022.
Vale lembrar que as negociações para a Faixa II tiveram início em 17 de julho deste ano. O público que se encaixa nesse grupo deve procurar diretamente os canais de atendimento dos bancos participantes para quitar débitos com as próprias instituições. Nesta matéria, é possível conferir quais são as condições oferecidas por cada banco envolvido no programa.
Quem se enquadra na Faixa I do Desenrola – pessoas físicas com renda bruta mensal de até 2 salários-mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) –, também tem até o dia 31 de dezembro de 2023 para renegociar suas dívidas. Nessa faixa, poderão ser quitados débitos bancários e não bancários (contas de luz, água e internet, por exemplo), cujos valores de negativação não ultrapassem o patamar de R$ 20 mil.
Os endividados da Faixa I devem negociar suas dívidas pela plataforma do próprio Desenrola, realizando o login com a conta Gov.br no nível Prata ou Ouro. No site, os interessados conseguem escolher quais débitos com desconto eles desejam deseja quitar, selecionando se preferem pagar à vista ou financiar o parcelamento em até 60 meses. Veja mais detalhes de como acessar a plataforma nesta matéria.