Educação Financeira

Ativos circulantes e não circulantes: qual a diferença?

O ativo circulante representa a liquidez da empresa, enquanto o não circulante é o valor investido

Ativos circulantes e não circulantes: qual a diferença?
(Fonte: Shutterstock)
  • Um ativo circulante é um ativo que uma empresa possui e pode ser facilmente vendido ou consumido e, posteriormente, levado à conversão em caixa líquido
  • Os ativos não circulantes são os investimentos de longo prazo de uma empresa cujo o valor toal não será realizado no período de um ano
  • A principal diferença entre os ativos circulantes e não circulantes se refere à sua liquidez

(Por Aléxis Cerqueira Góis/especial para o E-Investidor) – A compreensão do balanço patrimonial de uma empresa é um item essencial em uma análise fundamentalista. Isso ajuda o investidor a tomar decisões mais acertadas quanto a seus aportes. Neste documento contábil-financeiro, são apresentados os principais números da companhia referente a um período, como o valor dos ativos circulantes e dos ativos não circulantes.

Nele, estão discriminados quais são os compromissos financeiros, chamados de forma geral de passivos, e quais são os recursos que a organização tem para administrar e expandir os seus negócios, conhecidos também como ativos.

No entanto, nem todos os ativos são da mesma natureza. Alguns têm uma maior liquidez e podem ser utilizados para alavancar investimentos e saldar dívidas em um curto prazo — sendo úteis para momentos de crise e de necessidade de uma expansão mais agressiva. Outros garantem uma solidez a longo prazo.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

É imprescindível comparar os tipos de ativos para obter uma compreensão do processo contábil e das ideias de geração de lucro de uma empresa. O equilíbrio e a qualidade dos ativos são fatores que indicam o valor agregado ao negócio e como eles podem ser utilizados para gerar um rendimento melhor.

O que são ativos circulantes?

Mercadorias que podem ser convertidas rapidamente em recursos financeiros são consideradas ativos circulantes cíclicos. (Fonte: Shutterstock/William Potter/Reprodução)

Um ativo circulante é um ativo que uma empresa possui e pode ser facilmente vendido ou consumido e, posteriormente, levado à conversão em caixa líquido.

Geralmente o estoque, matérias-primas a serem utilizadas imediatamente, mercadorias, dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo e contas a receber se enquadram como ativos circulantes.

Para uma empresa, um ativo circulante é um fator importante, pois dá a ela a verba necessária para rodar a operação e compensar as despesas correntes do negócio. Em outras palavras, o significado de ativo circulante pode ser explicado como um ativo que deve durar apenas um ano ou menos.

Existem três ativos circulantes que uma empresa pode ter: líquido, cíclico e operacional.

Ativo circulante líquido

O ativo circulante líquido é também conhecido como ativo financeiro. O conceito representa qual é o recurso financeiro imediatamente disponível para cobrir as dívidas e despesas da empresa, e engloba o que uma empresa pode receber por suas atividades e investimentos.

O indicador é utilizado por empresários, investidores, analistas e credores para avaliar rapidamente a saúde financeira de uma companhia.

Publicidade

O saldo positivo de um ativo circulante líquido indica que a companhia tem recursos suficientes para pagar suas obrigações financeiras mais imediatas, mostrando que a empresa está sendo gerida com eficiência, podendo investir e crescer sem fazer empréstimos. No entanto, é apenas um de muitos indicadores financeiros que devem ser considerados em um investimento.

Ativo circulante cíclico

O ativo circulante cíclico tem origem nas atividades realizadas de forma cotidiana pelas empresas e, muitas vezes, passam despercebidas. Também conhecidos como ativo regular, tem uma influência direta na rotina e saúde financeira de uma companhia.

Os principais exemplos dessa categoria de ativo circulante são os adiantamentos com fornecedores e mercadorias. Duplicatas a receber e pagamentos relacionados ao estoque também são incluídos no balanço financeiro como ativos circulantes cíclicos.

Ativo circulante operacional

Essa categoria de ativo circulante está ligada aos procedimentos operacionais necessários para a execução do negócio de uma empresa. Os ativos operacionais são circulantes quando podem ser convertidos em recursos financeiros em um curto prazo.

Dessa forma, os principais exemplos dessa modalidade são as contas a receber relacionadas aos estoques e duplicatas. Outros bens diretos que fazem parte do funcionamento da companhia, como equipamentos e maquinários, têm uma baixa liquidez. Por esse motivo, apesar de serem operacionais, são considerados não circulantes

O que são ativos não circulantes?

Imóveis são considerados ativos não circulantes e garantem a solidez da empresa a longo prazo. (Fonte: Shutterstock/Urbanscape/Reprodução)

Os ativos não circulantes são os investimentos de longo prazo de uma empresa cujo valor total não será realizado no período de um ano. Normalmente têm uma baixa liquidez, o que significa que esses recursos não podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

Entre os exemplos desse tipo de ativo estão os investimentos, propriedade intelectual, imóveis e equipamentos.

De acordo com a lei, os ativos não circulantes se enquadram em quatro categorias principais: realizável a longo prazo, investimento, imobilizável e intangível.

Publicidade

Realizável a longo prazo

Todos os direitos que uma empresa tem a receber após o término do período do balanço patrimonial são classificados como ativos não circulantes realizáveis a longo prazo.

Todos os recursos, como empréstimos, aplicações financeiras, depósitos ou duplicata, que a empresa deverá receber em um prazo superior a um ano, ou em um tempo indeterminado.

Investimento

Todos os investimentos da companhia, como ações, commodities e bitcoins, que não se destinam à especulação ou à realização em um curto prazo estão nesta categoria.

Esses recursos servem para a manutenção, gerar lucro para a empresa a longo prazo ou serem utilizados para uma expansão futura, como o caso da aquisição de terrenos.

Imobilizável

Os ativos fixos e bens tangíveis usados nas operações da companhia, como máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, equipamentos de informática, entre outros, são incluídos no balanço financeiro como ativo não circulante imobilizável.

Publicidade

Esses recursos sofrem desgaste com o uso e estão sujeitos à depreciação, ou seja, redução de seu valor decorrente do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência.

Intangível

Os bens que não têm uma materialidade física, em oposição aos ativos imobilizáveis, como valor de marca no mercado, softwares, patentes e clientes são considerados ativos não circulantes intangíveis.

Apesar de não poderem ser tocados, esses bens possuem valor econômico e também são considerados no balanço patrimonial da companhia.

Qual a diferença entre ativos circulantes e não circulantes?

A principal diferença entre ativos circulantes e não circulantes se refere à sua liquidez.

Os circulantes são considerados ativos de curto prazo porque geralmente são conversíveis em dinheiro dentro do ano fiscal de uma empresa. São os recursos de alta liquidez que uma empresa precisa para executar suas operações diárias, como a quitação de passivos rapidamente. Normalmente, eles são relatados no balanço patrimonial pelo preço atual ou de mercado.

Os ativos não circulantes podem ser vistos como investimentos necessários a longo prazo, para o qual o valor total não será realizado no ano em exercício. Normalmente são altamente ilíquidos, o que significa que esses ativos não podem ser facilmente convertidos em caixa. Esses são capitalizados para fins contábeis, pois agregam valor à empresa e trazem benefícios futuros.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos