- O benefício do Bolsa Família é uma das principais fontes de renda das famílias pobres brasileiras. Ele pode, no entanto, ser bloqueado por diversas razões, como pela falta de atualização do cadastro da pessoa ou pelo descumprimento dos requisitos do governo
- Ainda assim, é possível reaver o benefício. O primeiro passo é ir ao centro de atendimento do Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único), onde será possível regularizar a sua situação
- O beneficiário também receberá os valores referentes aos meses de bloqueio, de acordo com o governo
O Bolsa Família é uma das principais fontes de renda das famílias pobres brasileiras. Ele pode, no entanto, ser bloqueado por diversas razões, como pela falta de atualização do cadastro da pessoa ou pelo descumprimento dos requisitos do governo para acesso ao benefício.
Leia também
Ainda assim, é possível reaver o benefício. O primeiro passo é ir ao centro de atendimento do Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único), onde será possível regularizar a sua situação.
Também vale destacar que o cancelamento do Bolsa Família acontece com aviso ao beneficiário. A pessoa será informada por mensagem no extrato bancário ou poderá consultar sua situação por meio do aplicativo do programa.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Caso o pedido de desbloqueio seja aprovado, o prazo é, em média, de 90 dias. O beneficiário também receberá os valores referentes aos meses de bloqueio, de acordo com o governo.
As principais causas para o bloqueio do benefício são as inconsistências na inscrição do Cadastro Único, muitas vezes relacionadas à renda informada, e a falta de atualização de dados a cada dois anos.
Outra razão pode ser o descumprimento de algumas das novas regras para recebimento do benefício, instauradas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Quer saber quais são? Acesse essa reportagem.
Cancelados e adicionados do Bolsa Família
Os dados do Bolsa Família foram integrados com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o que resultou em 237.897 famílias fora do programa em setembro, por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família.
O CNIS tem mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Por outro lado, outras 550 mil famílias foram incluídas no programa em setembro. Desde março, mais de 2,15 milhões de famílias passaram a fazer parte do programa.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família
- 18 de setembro – Beneficiários com NIS de final 1
- 19 de setembro – Beneficiários com NIS de final 2
- 20 de setembro – Beneficiários com NIS de final 3
- 21 de setembro – Beneficiários com NIS de final 4
- 22 de setembro – Beneficiários com NIS de final 5
- 25 de setembro – Beneficiários com NIS de final 6
- 26 de setembro – Beneficiários com NIS de final 7
- 27 de setembro – Beneficiários com NIS de final 8
- 28 de setembro – Beneficiários com NIS de final 9
- 29 de setembro – Beneficiários com NIS de final 0
Publicidade