Se você acompanha o noticiário e as redes sociais, deve se lembrar do boom de informações e especulações sobre a rápida evolução da inteligência artificial (IA) ao longo dos dois últimos anos. Mas, ao contrário das previsões mais pessimistas, a tecnologia tem se mostrado mais como uma aliada do que como ameaça aos humanos. Não à toa, sua utilização é cada vez mais comum no nosso dia a dia.
Seja como assistentes para resolver problemas simples ou como buscadores de respostas mais complexas, a verdade é que, em dezembro de 2024, é difícil encontrar alguém que nunca tenha interagido com uma ferramenta de inteligência artificial ao menos uma vez. Especialmente no Brasil.
Para ter ideia, segundo um levantamento recente da plataforma Semrush, o país é o segundo maior mercado do Chat GPT nas Américas, perdendo apenas para os Estados Unidos, que lideram o acesso mundial.
Com isso em mente, e pensando no planejamento dos investidores para o ano que vem, perguntamos à ferramenta qual é o principal erro que o investidor brasileiro deve evitar em 2025.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda que a resposta não possa ser tomada como verdade absoluta – e muito menos substituir a opinião de um especialista – ela trouxe uma lição valiosa para quem busca alcançar melhores resultados financeiros no próximo ano. Veja abaixo.
“O maior erro que o investidor brasileiro deve evitar em 2025 é tomar decisões baseadas em impulsos ou ‘hypes’ de curto prazo, especialmente em um cenário de incertezas econômicas e políticas”, escreveu a ferramenta.
“Muitos investidores se deixam levar por movimentos do mercado, modas passageiras (como determinadas criptomoedas ou ações específicas) ou projeções exageradamente otimistas, sem uma análise criteriosa”, continuou.
Destacando ainda as possíveis novas elevações na taxa de juros e a volatilidade esperada em ativos de renda variável, o ChatGPT também elencou três conselhos para os investidores no novo ano. Foram eles:
- Manter o foco no planejamento financeiro e nos objetivos de longo prazo;
- Diversificar a carteira para mitigar riscos;
- Evitar concentrar investimentos em ativos especulativos ou de alto risco sem compreender profundamente os fundamentos.
“Acompanhar as mudanças no cenário econômico, revisar a estratégia periodicamente e investir em educação financeira são atitudes indispensáveis para evitar esse erro e aproveitar as oportunidades do mercado”, finalizou
Onde investir em 2025?
Para ajudar os investidores a traçar as melhores estratégias para investir em 2025 – e reforçando seu compromisso com a democratização da educação financeira no Brasil – o E-Investidor apresenta o guia Onde Investir em 2025, um material gratuito e exclusivo que reúne as principais tendências econômicas, estratégias de investimento e oportunidades de mercado para o novo ano.
Saia na frente em 2025: clique aqui para garantir a sua cópia gratuita do guia agora mesmo!
Publicidade
O conteúdo destaca recomendações de especialistas e traz insights valiosos sobre como navegar pelos desafios e aproveitar as oportunidades que o próximo ano reserva – incluindo as melhores estratégias para equilibrar a carteira e lucrar com diferentes classes de ativos, da renda fixa às criptomoedas.
O que você vai encontrar no guia Onde Investir em 2025:
- Projeções para o Ibovespa: cenários possíveis para o principal índice da Bolsa brasileira e como eles podem impactar seus investimentos;
- Em quais empresas ficar de olho: as melhores estratégias para maximizar dividendos
- Impacto de pautas políticas nos mercados: uma análise sobre o que esperar das decisões políticas e econômicas em 2025;
- O que ter na carteira: sugestões de alocação que combinam segurança e potencial de retorno;
- A ascensão da renda fixa: como aproveitar a alta dos juros para lucrar na renda fixa;
- Criptoativos como aposta estratégica: Por que não investir em cripto pode ser um erro em 2025.