O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), um dos birôs de crédito mais importantes do Brasil, permite que os cidadãos confiram de forma gratuita se estão com o CPF negativado.
Leia também
A plataforma também possibilita a consulta ao score de crédito, uma pontuação que representa o quanto o consumidor cumpre os seus compromissos de pagamento.
Por meio do “Portal do Consumidor”, é possível checar detalhadamente quais dívidas estão pendentes e qual empresa inscreveu o débito. Por lá, o score aparece em uma classificação que vai de 0 a 1000, sendo que quanto maior a nota maior é também a probabilidade da pessoa honrar o crédito que lhe foi concedido.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mas como aumentar essa pontuação? Vale lembrar que o score reflete o comportamento do cidadão em relação aos seus pagamentos baseando-se em um histórico. Dessa forma, quanto mais informações atualizadas o SPC tiver sobre os compromissos do consumidor, melhor ajustada será a nota.
Por isso, o Cadastro Positivo é importante. O sistema, que pode ser consultado nos sites dos birôs de crédito, reúne os dados de pagamentos dos cidadãos em um histórico, que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a vida financeira recente da pessoa.
Nele, estão incluídas informações sobre contas pagas (água, gás, luz e telefone fixo), compras com cartão, empréstimos, financiamentos e crediários.
Ao registrar os dados positivos, como o pagamento pontual de faturas, o sistema possibilita uma análise mais justa para o score, não levando em consideração apenas dívidas e informações negativas.
Publicidade
Vale ressaltar que, desde 2019, com a Lei Complementar 166, o Cadastro Positivo passou a ser automático no Brasil, ou seja, todas as pessoas com CPF ativo são incluídas no sistema de forma direta.
Como o histórico de pagamentos é importante para o score, o cidadão deve manter todas as contas em dia para ter uma pontuação alta. Nessa hora, a planilha de gastos pode ser uma boa aliada, pois permite que a pessoa calcule quanto deve economizar mensalmente diante de suas despesas fixas. Confira nesta matéria como acessar modelos gratuitos de tabelas.
Caso tenha se endividado e deseje aumentar o score, o consumidor precisa pagar os valores que deve o mais rápido possível, dando prioridade para essa pendência. No “Portal do Consumidor”, do SPC, o usuário pode conferir quais empresas estão abertas a negociar a dívida. Agora, com o recente lançamento do Desenrola Brasil, também é possível procurar os bancos participantes do programa para checar as melhores condições de negociação. Veja dicas para conseguir quitar as dívidas.
Segundo o SPC, o score deixa de ser 0 ou ter uma pontuação muito baixa assim que a empresa solicita a remoção do débito junto ao birô. A partir desse momento, com base no comportamento do consumidor, em seus pagamentos e informações, a nota tende a aumentar.
Publicidade