Educação Financeira

Como bloquear empréstimo consignado do INSS?

Toda a operação pode ser feita pelo aplicativo ou site do Meu INSS

Como bloquear empréstimo consignado do INSS?
Agência do INSS. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
  • Aposentados e pensionistas podem bloquear empréstimos consignados diretamente no portal Meu INSS
  • Caso o beneficiário identifique empréstimos não solicitados em seu benefício, ele também deve acessar o site Consumidor.gov e registrar uma reclamação
  • Por ser uma denúncia de golpe, sempre é recomendado que a pessoa registre um boletim de ocorrência

Aposentados e pensionistas que não desejam contratar um empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem bloquear a operação sem precisar ir presencialmente até uma agência do órgão. Toda a operação pode ser feita pelo aplicativo ou site do Meu INSS.

Vale destacar que a contratação de qualquer empréstimo é uma transação comercial privada, realizada exclusivamente entre o beneficiário e a instituição financeira. O INSS apenas contribui com a operacionalização dos pagamentos e descontos. Dessa forma, é o próprio segurado que deve autorizar a contratação.

Caso o beneficiário identifique empréstimos não solicitados em seu benefício, ele deve acessar o site Consumidor.gov e registrar uma reclamação. Essa plataforma é mantida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que determina o cancelamento do empréstimo. Por ser uma denúncia de golpe, sempre é recomendado que a pessoa também registre um boletim de ocorrência.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para bloquear esse tipo de empréstimo pelo Meu INSS, a pessoa deve entrar na plataforma e clicar no botão “Novo Pedido”. Depois, precisa digitar “bloquear” e, na lista de opções, selecionar o nome do serviço que deseja cancelar. Por fim, basta ler o texto que aparece na tela e avançar seguindo as instruções. Quem não tem acesso à internet, pode pedir o bloqueio do empréstimo ligando na Central 135.

No portal Meu INSS, também é possível acompanhar e receber a resposta do processo. Para isso, o usuário deve clicar no botão “Consultar Pedidos” e encontrar a solicitação na lista. Para obter mais informações, ele precisa ir em “Detalhar”.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos