- O cálculo do IPVA leva em consideração o valor venal do veículo e a alíquota cobrada por cada estado do Brasil
- Por exemplo, em São Paulo, o imposto é de 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas
- Quem não se dá bem com contas à mão, pode consultar alguns sites e aplicativos que disponibilizam calculadoras descomplicadas para conferir o valor do IPVA
Janeiro está cada vez mais perto, assim como as contas extraordinárias, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e material escolar. Quando possível, o melhor é calcular com antecedência o valor a ser pago para não se enrolar em dívidas.
Leia também
No que se refere ao IPVA, a conta do imposto leva em consideração o valor estimado do veículo e a alíquota cobrada por cada estado. No site do instituto, o preço pode ser encontrado ao selecionar marca, modelo, versão e ano de fabricação do veículo.
A alíquota, que varia de estado para estado, costuma ser divulgada ao longo de dezembro e janeiro nas Secretarias Estaduais da Fazenda. Por exemplo, em São Paulo, o imposto é de 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas. Nesta matéria do Bora Investir, é possível conferir as alíquotas cobradas em outros estados brasileiros.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na hora de fazer a conta, o proprietário do veículo deve multiplicar o valor venal pela alíquota e depois dividir o resultado por 100. Veja abaixo:
- Valor venal X Alíquota / 100 = IPVA
Assim, por exemplo, o dono de um veículo de R$ 50.000 em São Paulo pagará o valor vezes 4%. Ou seja, R$ 2.000.
Quem não se dá bem com contas à mão, pode consultar alguns sites e aplicativos que disponibilizam calculadoras descomplicadas para conferir o valor do IPVA em 2024. Confira as opções abaixo:
Zapay
Disponível neste link, a plataforma pode ser usada após o usuário realizar um cadastro rápido, informando a placa do veículo, endereço de e-mail e contato por telefone. Vale destacar que a consulta é gratuita.
Gringo
A calculadora está disponível no aplicativo para todos os estados em que o Gringo atua – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A estimativa de preço se dá com base no valor do veículo pela tabela Fipe – que também pode ser acompanhada no app.
iDinheiro
Para usar a calculadora, presente neste link, é simples. O usuário precisa preencher os três campos obrigatórios: valor de mercado do veículo, tipo de veículo (de acordo com a documentação) e o estado de registro.
Atenção para a isenção
A isenção do pagamento do IPVA é concedida para algumas categorias. No entanto, assim como as alíquotas, cada estado tem suas próprias normas. Em São Paulo, por exemplo, as pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima têm assegurado o direito à isenção do tributo para um único veículo de sua propriedade ou de seu representante legal. O mesmo ocorre para pessoas com transtorno do espectro autista em grau moderado, grave ou gravíssimo.
No estado, donos de táxis, moto-táxis, ônibus ou micro-ônibus utilizados no transporte urbano ou metropolitano, além de transporte escolar, também não precisam pagar o imposto, assim como veículos que sejam de órgãos públicos, partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores, instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos e templos de qualquer culto.
Além disso, veículos com muito tempo de fabricação também são isentos nos estados, mas a quantidade de anos varia em cada um. Nesta reportagem, o Bora Investir, da B3, reúne os tempos de fabricação considerados em cada unidade federativa.
Publicidade