

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista, regulamentado pela lei número 8.036, de 11 de maio de 1990.
Publicidade
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista, regulamentado pela lei número 8.036, de 11 de maio de 1990.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O benefício, depositado mensalmente pelos empregadores em nome dos trabalhadores, fica disponível para saque em situações específicas, como demissão sem justa causa, rescisão por acordo e aposentadoria.
No entanto, ao tentar retirar o dinheiro, algumas pessoas podem se deparar com a mensagem de que o saldo do FGTS está bloqueado pela Caixa Econômica Federal. Nesses casos, não é possível sacar ou transferir a quantia.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale destacar que diferentes motivos podem levar ao bloqueio do saldo, sendo recomendado comparecer diretamente a uma agência da Caixa ou recorrer ao número 0800 726 0207 de atendimento para resolver a questão. Confira abaixo as principais causas para o problema:
O saque-aniversário é um benefício opcional que permite ao trabalhador resgatar anualmente parte do dinheiro do FGTS no mês de seu aniversário.
Caso opte por ele e seja demitido sem justa causa, a pessoa tem o direito de retirar apenas o valor referente à multa rescisória (40% da quantia depositada pelo empregador), com o restante do saldo ficando bloqueado.
Para resolver a situação, o cidadão pode cancelar a adesão ao benefício e voltar ao saque-rescisão, o que pode ser feito a qualquer momento, desde que não tenha contratado nenhum empréstimo por antecipação do saque-aniversário. No entanto, a alteração só será realizada a partir do primeiro dia útil do 25º mês após a solicitação.
Quem faz um empréstimo via antecipação do saque-aniversário, consegue receber de forma adiantada até doze parcelas do benefício, a depender da instituição financeira escolhida. Veja aqui oito opções de bancos que oferecem essa modalidade.
O saldo do FGTS torna-se então uma garantia para o banco e o único jeito de desbloqueá-lo nesse caso é quitando o empréstimo. Mais detalhes sobre o saque-aniversário podem ser conferidos nesta matéria.
Uma decisão judicial também pode ser a causa por trás do bloqueio do FGTS.
Publicidade
Em caso de atraso no pagamento de pensão alimentícia, a Justiça pode solicitar que a Caixa libere o dinheiro da conta para pagar a pensão ao credor.
Vale ressaltar, no entanto, que o saldo do FGTS não pode ser bloqueado em caso de inadimplência do trabalhador nem deve ser utilizado para quitar dívidas pessoais.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador