O que este conteúdo fez por você?
- É importante planejar a celebração com antecedência e definir um orçamento para evitar compras de última hora
- Fazer uma lista de compras, pesquisar preços e comprar em atacado são algumas das estratégias para economizar
- Também é preciso levar em consideração se a família pretende viajar e ou fazer passeios durante a Semana Santa
Além de pechinchar chocolates, quem pretende economizar na Páscoa precisa estar atento aos outros gastos que a celebração pode representar. Além dos itens presentes em cafés da manhã e almoços tradicionais da Semana Santa, as famílias precisam organizar bem as finanças caso pretendam viajar no feriado.
Leia também
Para começar, é preciso planejar a celebração com antecedência. Isso ajuda a evitar compras de última hora, que tendem a ser mais caras. Também é importante definir um orçamento e se comprometer a segui-lo. Assim, é possível saber quanto dinheiro está disponível para gastar e o que deve ser priorizado.
Reuniões familiares
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O café da manhã ou almoço de Páscoa requer atenção, já que podem haver itens que ficam inflacionados às vésperas da Semana Santa. Para isso, uma dica é fazer uma lista de compras e pesquisar os produtos em diferentes estabelecimentos.
Outra possibilidade para compras mais baratas é tentar encontrar promoções antes do período de maior movimentação dos supermercados. Além disso, comprar em atacado pode ser uma opção vantajosa para quem tem uma família grande.
A planejadora financeira CFP Rejane Tamoto é quem traz as principais dicas. Como exemplo, ela diz que para a refeição da Sexta-Feira Santa, alguns detalhes podem ser definidos desde já.
“Se no menu a intenção é ter bacalhau, é preciso também pesquisar os preços e marcas. O ideal é que todas as despesas que se pretende ter durante o feriado estejam anotadas em um orçamento, junto com os gastos correntes do mês”, explica.
Publicidade
Outras possibilidades
As anotações, conforme detalha Tamoto, podem ser feitas em caderno, planilha eletrônica ou aplicativo próprio para a organização financeira pessoal. “Importante é ter as despesas planejadas, e dentro da capacidade de pagamento mensal, para não ter problemas no futuro, principalmente se no feriado houver a intenção de viajar e fazer passeios”, acrescenta.
A planejadora diz que no processo de anotar e planejar os gastos com a Páscoa, é possível pensar em substituições de itens do cardápio e presentes. “Além de acomodar as despesas para aproveitar o mês inteiro, que também terá o feriado de Tiradentes”, lembra.
“Se isso for feito desde agora, é possível se preparar e economizar para realizar todos os planos para as datas festivas do mês de abril, sem levar um susto com a fatura do cartão de crédito em maio”, diz a planejadora.
Publicidade