Educação Financeira

Imposto de Renda 2023: guia gratuito para declarar investimentos

Veja todas as etapas e quais investimentos devem ser declarados e tenha em mãos todas as informações para preencher o IR

Imposto de Renda 2023: guia gratuito para declarar investimentos
Foto: Felipe Rau/Estadão

O número de novos investidores não para de crescer no Brasil. Além de 5 milhões de pessoas físicas investindo na bolsa de valores, o volume financeiro investido por pessoas físicas já ultrapassa a marca de R$ 4,9 trilhões, segundo Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Esse número foi puxado por uma procura maior por ativos de renda fixa, que entrou novamente nos holofotes após alta da taxa básica de juros (Selic).
Com cada vez mais pessoas no mercado de capitais, também se tornam mais frequentes as dúvidas de como fazer a declaração dos investimentos no Leão.

Saber como declarar o Imposto de Renda 2023 é assunto obrigatório para quem investe. Desta forma, você ficará longe da tão temida malha fina e pode garantir até um retorno financeiro com a restituição.

“Todos os investimentos precisam ser declarados, mas alguns têm incidência de imposto e outros não. Os que não têm incidência são a poupança, debêntures, Letra de crédito do agronegócio (LCA) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI) que são mais seguros”, diz Renato Prone Texeira da Silva, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A declaração anual é obrigatória e serve para o Governo checar se os cidadãos estão pagando mais ou menos impostos do que deveriam. Se a Receita atestar que o pagamento foi inferior ao que deveria ter sido, poderá ser aplicada uma multa ao contribuinte pelo atraso (a chamada “malha fina”). Caso contrário, a diferença é devolvida na restituição.

É importante separar um tempo para se dedicar à declaração: conheça todas as etapas, veja quais investimentos devem ser declarados e saiba todas as informações necessárias antes de enviar à Receita. Clique aqui para baixar o Guia Completo para Declaração de IR 2023!