Educação Financeira

Preço dos alimentos e bebidas sobe no supermercado. Veja como economizar

A boa e velha lista de compras pode ajudar na hora de economizar com os produtos

Preço dos alimentos e bebidas sobe no supermercado. Veja como economizar
Supermercado. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
  • O grupo de alimentação e bebidas teve um alta de preço de 0,95% em fevereiro
  • Em meio a um cenário de inflação, realizar uma organização financeira pode ajudar a economizar na hora de fazer compras
  • O ponto mais importante é realizar a boa e tradicional lista de compras, elencando quais são os produtos prioritários, para evitar excessos

O grupo de alimentação e bebidas foi um dos mais afetados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os preços aumentaram 0,95% no período, impactando em 0,20 ponto percentual o IPCA do mês.

Considerando apenas o subgrupo de alimentação no domicílio, a alta foi de 1,12%, com influência principalmente dos aumentos de preços da cebola (7,37%), da batata-inglesa (6,79%), das frutas (3,74%), do arroz (3,69%) e do leite longa vida (3,49%). “Houve influência do clima, por conta de temperaturas mais elevadas e um maior volume de chuvas”, justificou André Almeida, gerente da pesquisa, em nota.

Em um cenário como esse, ter organização financeira pode ajudar a economizar na hora de fazer compras. Nesta reportagem, o Bora Investir, portal da B3, ouviu Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em finanças, para reunir dicas aos consumidores que desejam gastar com moderação no supermercado.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O ponto mais importante é fazer a boa e tradicional lista de compras. “Na prática, elabore a lista dos itens necessários em casa, separando por área sempre possível, para poupar tempo tendo um direcionamento correto ao chegar ao mercado. Dessa forma, será mais fácil resistir à grande oferta de produtos”, aconselha Glaciano.

O planejador recomenda que os consumidores tenham atenção redobrada para não comprar itens desnecessários e foquem no que é indispensável na lista de compras. Por isso, também vale elencar uma ordem de prioridade para as mercadorias, já que costuma ser comum se perder na vasta quantidade de produtos do supermercado.

Outro ponto importante é criar uma logística operacional ao fazer a lista de compras, separando os itens por área. Assim, ao chegar no estabelecimento, os consumidores também economizam tempo e evitam percorrer diferentes corredores à toa.

Para evitar desperdícios e gastos supérfluos, Glaciona dá outra dica: elaborar um planejamento de refeições da semana para guiar as compras, evitando excessos. Na hora de escolher os itens necessários, essa organização precisa levar em consideração a capacidade financeira dos consumidores.

Aproveitar promoções de produtos também está na lista de recomendações do planejador financeiro. Outra alternativa para descontos são os programas de benefícios dos supermercados ou campanhas específicas, como o famoso “dia dos legumes”, “dia da carne”, entre outros. Normalmente, os valores são mais baixos nessas datas.

Publicidade

Quem quiser conferir outras dicas para economizar nas compras do supermercado em meio à alta dos preços de alimentos e bebidas, pode conferir esta reportagem do Bora Investir, portal da B3.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos