O que este conteúdo fez por você?
- Cadastramento da chave Pix já ultrapassa a marca de 3,5 milhões de brasileiros, segundo o Banco Central
- Há quatro tipos de chaves, mas todas funcionam da mesma forma
- Não há limite de chaves para serem criadas e cada uma representa exclusivamente a conta da instituição onde foi solicitada
Leia também
Em três dias, foram mais de 16 milhões de cadastros para a chave de acesso ao Pix, de acordo com dados do Banco Central.
A operação do novo serviço de pagamentos e transações eletrônicas do Brasil começou no dia 16 novembro de 2020, com 677 instituições financeiras licenciadas para oferecer o produto.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar da alta adesão ao serviço, ainda podem haver algumas dúvidas em relação a como as chaves funcionam. Há quatro tipos disponíveis e todas elas são acessadas pelos aplicativos dos bancos, fintechs ou cooperativas de crédito.
Como funcionam as chaves Pix?
Os quatro tipos de chaves Pix que podem ser usadas e cadastradas são: número de CPF/CNPJ, endereço de e-mail, número do telefone celular e EVP– uma sequência alfanumérica de 32 dígitos, com a qual é possível criar um QR Code.
“As chaves não têm diferença nenhuma entre si, todas servem para o mesmo fim. A única diferença é que por e-mail e celular a pessoa precisa validar que é ela mesmo que está solicitando”, diz Ivo Mósca, coordenador da Subcomissão de Pagamentos Instantâneos e porta voz do grupo de Segurança da Febraban.
Os QR Codes também contam com diferentes formatos: estático, utilizado para transferências ou no comércio quando as informações para pagamentos não mudam, incluindo (e principalmente) o próprio valor; e dinâmico, para uso no comércio quando as informações para pagamentos mudam a cada momento.
O número de chaves que podem ser criadas varia de pessoa para pessoa. Para cada celular e conta de e-mail é possível criar duas chaves, considerando ambos os formatos de QR Codes. Assim, com um celular e um e-mail, já se pode criar quatro chaves.
Publicidade
Porém, nada impede alguém de ter mais de um número de celular ou e-mail e cadastrar uma chave para cada um deles, com cada um dos formatos.
Posso usar a mesma chave Pix em bancos diferentes?
Não é possível usar a mesma chave Pix em diferentes bancos. A chave criada será exclusiva da conta na instituição financeira em que ela foi solicitada.
Quem possui conta em mais de um banco (ou em carteira digitais) precisa cadastrar uma diferente da outra para conseguir receber e transferir em todas as contas pelo Pix.
Por exemplo, no banco “A”, você pode cadastrar a chave com o CPF, no “B”, com seu e-mail e pode usar o celular para a carteira digital. “Toda vez que a chave for utilizada será com a conta específica da instituição para a qual a pessoa solicitou”, afirma Mósca.
Vale lembrar que as chaves podem ser alteradas ou excluídas a qualquer momento para evitar que as pessoas fiquem com diversas atreladas a uma só conta.
Publicidade
“Já que a chave representa aquela única conta, não tem sentido criar várias para uma, pois todas cumprem o mesmo propósito”, explica o coordenador da Febraban.