Publicidade

Educação Financeira

Pump and Dump: a prática que influencers usam para ganhar dinheiro

Veja três dicas para não cair em discursos compartilhados na internet

Pump and Dump: a prática que influencers usam para ganhar dinheiro
Foto: Envato Elements
  • O Pump and Dump  é uma forma de fraude e manipulação de mercado. A prática envolve inflar artificialmente o preço de uma ação por meio de boatos ou notícias falsas
  • Não é incomum ver alguém recomendar a compra de uma determinada ação na internet. Esse pode ser o caso de uma pessoa que comprou o ativo por um preço baixo esperando que os seus seguidores comprem mais e o valor dos papéis saltem na Bolsa
  • De acordo com a CVM, somente analistas credenciados podem realizar recomendações de ações e outras classes de ativos

Desde que o mercado financeiro se popularizou no Brasil, mais influencers surgiram na internet recomendando ações e outras classes de ativos. O que muitos não sabem, no entanto, é que somente analistas credenciados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) podem prestar esse tipo de serviço.

Não é incomum ver uma pessoa recomendar uma determinada ação, comprada a um preço baixo, e esperar que seus seguidores comprem o ativo com a intenção de elevar o valor dos papéis. Essa manipulação de mercado é antiga e tem nome próprio: Pump & Dump – na tradução, inflar e largar.

A prática entrou nos holofotes nos últimos meses com o movimento de alta das ações da Gamestop, (GME,NYSE) que saltaram 1022,32% somente em janeiro. O motivo da valorização, entretanto, não tinha fundamento e aconteceu simplesmente porque mais de 5 milhões de usuários do fórum do Reddit Wallstreetbets fizeram uma compra coordenada para inflar os preços do papel da varejista de jogos.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com o elevado número de influencers fazendo recomendações sobre o mercado de capitais, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) logo se pronunciou. Por meio uma nota, o órgão reforçou os padrões do analista de valores mobiliários. “O analista é a pessoa natural ou jurídica que, em caráter profissional, elabora relatórios de análise destinados à publicação, divulgação ou distribuição a terceiros, ainda que restrita a clientes”, diz a nota.

A expressão “relatório de análise” destacada pela Autarquia refere-se aos textos, estudos e análises sobre os ativos negociados no mercado financeiro  que podem auxiliar ou influenciar os investidores durante o processo de tomada de decisão dos investimentos.

“Grifamos o termo ‘em caráter profissional’ para destacar que somente as pessoas que atuam com esse cunho é que necessitam de credenciamento para o exercício da atividade de analista de valores mobiliários”, diz Daniel Maeda, Superintendente de Relações com Investidores Institucionais (SIN/CVM).

O que é Pump and Dump

Em poucas palavras, a prática é uma forma de fraude e manipulação de mercado. O Pump and Dump envolve inflar artificialmente o preço de uma ação por meio de boatos ou notícias falsas.

O fenômeno tem como objetivo influenciar o mercado e fazer o preço de determinada ação aumentar momentaneamente, o que seria o pump, ou ato de inflar. Na prática, quem comprou o papel por um preço mais baixo consegue fazer a venda por um valor maior, que seria o dump, ou largar.

Segundo Mário de Avelar, head de produtos da Ágora Investimentos, o Pump and Dump costuma acontecer em ações com menos liquidez. “Dificilmente alguém conseguirá fazer o movimento em ações da Petrobras ou Vale, por exemplo. A força deste grupo de pessoas não consegue mexer com a cotação destas ações, pois possuem um volume de negociação muito alto”, diz.

Como o investidor pode fugir de furadas

A primeira e mais importante dica é só seguir as recomendações de analistas credenciados. Todo analista certificado e registrado na CVM tem o seu relatório salvo pela Autarquia. Essa é uma segurança que o profissional tem para se justificar em caso de suspeita de manipulação de mercado.

Publicidade

Na opinião de Avelar, a regulamentação da CVM talvez esteja desatualizada. “Nos últimos três ou quatro anos, com a democratização dos investimentos, as plataformas de negociação começaram a bombar com o número de pessoas físicas, assim como as redes sociais de influenciadores“, diz. “Cerca de 98% deles não são analistas. Quando a CVM pensou nesta regra, não imaginou que teriam influenciadores digitais justificando que ‘a fala não é uma recomendação de mercado’.”

Segundo a CVM, essa expressão não é suficiente para descaracterizar o serviço de análise de valores mobiliários, caso sejam constatados indícios do exercício profissional da atividade.

“A linguagem utilizada é um dos parâmetros avaliados para verificar se há serviço profissional prestado. Fica claro que discursos mais assertivos ou apelativos comprovam a tentativa do influencer de convencer e induzir os investidores”, diz Rafael Custódio, gerente da GAIN, ligada à SIN.

Para não cair nos discursos dos influencers, Avelar passa três dicas para os investidores.

    • Pesquise sobre a pessoa que está fazendo a recomendação
    • Questione se o ativo sugerido é uma penny stock, ou seja, uma ação com valor muito baixo de R$ 1 ou R$ 1,50, por exemplo
    • Verifique se a ação recomendada é de baixa liquidez (investimento com um pouco mais dificuldade para ser resgatado antes do prazo)

“Essas são as perguntas básicas que você tem que fazer. Dependendo da resposta, é sinal para acender uma luz amarela ali”, afirma Avelar.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos