Publicidade

Negócios

Reguladores de Wall Street indicam abordagem mais rigorosa após GameStop

Promotores federais estão analisando possíveis casos de má conduta associados ao frenesi que tomou conta das negociações envolvendo a GameStop

Reguladores de Wall Street indicam abordagem mais rigorosa após GameStop
Ações da GameStop subiram devido ao fenômeno do short squeeze. Foto: AP Photo/John Minchillo
  • A Securities and Exchange Commission (SEC, comissão de valores mobiliários), age no sentido de restaurar penalidades mais duras para os infratores
  • Promotores da divisão criminal do departamento de justiça estão realizando uma ampla investigação da possível manipulação do mercado nas negociações da GameStop e, recentemente, apresentou uma intimação à Robinhood

(Tory Newmyer e Matt Zapotosky/The Washington Post) – O governo Biden está enviando um recado claro a Wall Street indicando que a vigilância de Washington para essa indústria está de volta. Reguladores e promotores federais estão analisando possíveis casos de má conduta associados ao frenesi que tomou conta das negociações envolvendo a GameStop, e a Securities and Exchange Commission [SEC, comissão de valores mobiliários] age no sentido de restaurar penalidades mais duras para os infratores.

Promotores da divisão criminal do departamento de justiça estão realizando uma ampla investigação da possível manipulação do mercado nas negociações da GameStop e, recentemente, apresentou uma intimação à Robinhood como parte desse esforço, de acordo com fonte informada a respeito do assunto. Mas parece que a investigação está só começando.

A presidente em exercício da SEC, Allison Herren Lee, disse em entrevista pelo rádio no início do mês que a agência já está investigando o assunto “a partir de diferentes ângulos, e todos são muito significativos”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mais especificamente, ela indicou que a agência analisa se corretoras como a Robinhood seguiram as regras quando limitaram a negociação das chamadas “ações-meme”. E disse que a agência procura indícios de manipulação do mercado em meio à mania de compra e venda. Um porta-voz da Robinhood se recusou a comentar o assunto.

Além da investigação da GameStop, Allison disse na quinta-feira que a agência está invertendo uma política que protegia empresas financeiras de serem penalizadas caso estabelecessem acordos. Durante a era Trump, a abordagem da SEC consistia em incluir nos acordos cláusulas de exceção permitindo à empresa investigada que seguisse captando dinheiro nos mercados públicos.

Em comunicado, Allison disse que a nova política marca um “retorno às práticas tradicionais da divisão”, garantindo “que eventuais cláusulas de exceção tenham em vista a proteção dos investidores, do mercado e de seus participantes contra aqueles que não respeitam a lei”.

No mesmo dia, a SEC anunciou a suspensão das negociações da SpectraScience, empresa morta que teve acentuada valorização de suas ações em meio aos rumores difundidos nas redes sociais. Em comunicado, a agência disse que “certos perfis nas redes sociais podem estar envolvidos em uma tentativa organizada” de valorizar os papéis da empresa, que tem sede em Minnesota e não atualiza sua documentação desde 2017.

A suspensão em si pouco teve de notável. A SEC agiu de maneira semelhante mais de 100 vezes no ano passado. Mas a agência usou a medida como oportunidade de lembrar os investidores da necessidade de “exercer extrema cautela ao investir com base nas redes sociais ou em um súbito surto de entusiasmo em relação a um valor mobiliário em particular, especialmente nos casos em que esse interesse não parece justificado por notícias a respeito da empresa ou segmento”, disse em comunicado Melissa Hodgman, diretora em exercício da divisão de policiamento da agência.

Publicidade

Tomadas em conjunto, as medidas da SEC “indicam claramente uma troca na guarda”, disse Philip Moustakis, ex-advogado sênior da divisão de policiamento da SEC e atualmente funcionário da Seward & Kissel.

Mas Moustakis também destacou que, apesar de citar o frenesi envolvendo a GameStop no anúncio envolvendo sua mais recente suspensão de negociação, a SEC não impediu as negociações da GameStop em si. Ele disse que isso indica que a agência “determinou inicialmente que os fatos e circunstâncias desse episódio não trazem indícios suficientes de manipulação a ponto de justificarem uma suspensão” das ações da empresa nem de outras que se valorizaram dramaticamente graças à atenção de investidores amadores.

A questão deve ser analisada mais a fundo na próxima semana, quando a Comissão Parlamentar de Serviços Financeiros se reunir na quinta-feira para uma audiência a respeito do tema. Até o momento, as testemunhas que serão ouvidas incluem o diretor executivo da Robinhood, Vlad Tenev, o diretor executivo da Citadel, Ken Griffin, o diretor executivo da Melvin Capital, Gabriel Plotkin, o cofundador do Reddit, Steve Huffman, e o trader Keith Gill, que tem grande número de seguidores e ajudou a iniciar o surto de valorização da GameStop.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos