Comportamento

Investidores do Reddit usam seus ganhos com Gamestop para salvar gorilas

Segundo o Dian Fossey Gorilla Fund, instituição escolhida pelos usuários, foram doados mais de US$ 338 mil

Investidores do Reddit usam seus ganhos com Gamestop para salvar gorilas
(FOTO:twenty20photos)
  • A comunidade do Reddit, que atualmente conta com mais de 9,6 milhões de usuários, ficou famosa em janeiro de 2021 por inflar os preços da varejista americana de vídeo games Gamestop
  • Como tudo na rede é baseado em memes, a nova empreitada não podia ser diferente, dentro da plataforma os usuários se referem uns aos outros como "apes", na tradução, macacos

Depois dos macacos investidores, parece que os gorilas invadiram o fórum mais famoso do Reddit, o Wallstreetbets. Após obterem ganhos com as ações de Gamestop (GME, NYSE), os investidores resolveram doar um pouco dos seus recursos para adotarem gorilas. Segundo a Dian Fossey Gorilla Fund, instituição escolhida pelos usuários, foram doados mais de US$ 338 mil.

Em um final de semana típico, a instituição de caridade, que é famosa por realizar adoções simbólicas de gorilas, consegue obter 20 adoções. Com os pequenos investidores do fórum, este número saltou para 2000.

A comunidade do Reddit, que atualmente conta com mais de 9,6 milhões de usuários, ficou famosa em janeiro de 2021 por inflar os preços da varejista americana de vídeo games Gamestop. Em poucos dias, as ações da companhia se valorizaram em 1022,32% no mês de janeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas, afinal, de onde surgiu a ideia? Mais uma vez entrei na bagunça do Wallstreetbets para descobrir. Confira.

A história

Como tudo na rede é baseado em memes, a nova empreitada não podia ser diferente. Dentro da plataforma, os usuários referem-se uns aos outros carinhosamente como “apes”, na tradução, macacos. O termo refere-se à prequel da série de filmes “Planeta dos Macacos”, na qual o protagonista César explica que “Apes together strong”, na tradução, “macacos juntos são fortes”. Esse é, inclusive, um dos lemas dos investidores do fórum.

Além disso, outro meme, também responsável por explicar o fascínio pelos gorilas, é a história de Harambe, o animal que foi assassinado após uma criança cair em sua jaula em 2016, no jardim botânico de Cincinnati, nos EUA. Por isso, é comum ver postagens como a do usuário u/yohj dizendo que “Harambe segurou até o final e nós também faremos”. A expressão “segurar” refere-se ao ato de não vender as ações e também é muito utilizada pelos investidores do fórum.

A prática de adotar gorilas no fórum começou na sexta-feira (12), quando um usuário chamado u/Pakistani_in_MURICA postou uma foto que informava que ele havia adotado um gorila. A publicação recebeu mais de 113 mil curtidas, conhecidas no reddit como upvotes.

 

Adopted a Gorilla. from r/wallstreetbets


Após as arrecadações recorde, a presidente e CEO do Dian Fossey Gorilla Fund, Dr. Tara Stoinski, gravou um vídeo para agradecer a comunidade do Reddit pelo feito. “Eu tomei conhecimento que vocês estavam adotando gorilas por meio dos nosso site. Eu só quero agradecer pelo enorme apoio da comunidade”, diz no vídeo.

Além dos gorilas, alguns usuários também fizeram doações para animais de outras espécies ameaçadas, como elefantes, pangolins e tartarugas marinhas.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos