• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Investir x comprar imóvel: o que vale mais a pena? Tiago Reis responde sem filtro

O sócio fundador da Suno Research fala sobre a cultura dos brasileiros em relação a compra da casa própria

Imagem Bruna Canellas, mulher branca com idade entre 20 e 30 anos, cabelo longo liso castanho
Por Bruna Canellas

03/02/2024 | 7:00 Atualização: 02/02/2024 | 10:59

Tiago Reis, fundador da Suno Research  (Foto:Divulgação/Suno)
Tiago Reis, fundador da Suno Research (Foto:Divulgação/Suno)

O convidado do quarto episódio do Carteira de Milhões é Tiago Reis, sócio fundador da Suno Research, consultoria de análise financeira voltada para investidores pessoa física. O profissional é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui certificação CNPI.

Leia mais:
  • Tiago Reis: "Tivemos um acerto impopular que foi comprar BB e Petrobras"
  • Aluguel tem a maior alta desde 2021. Onde é mais caro morar?
  • Alta de aluguel e preço de imóveis desafiam a renda fixa. Quem ganha?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante a entrevista, voltada para a experiência pessoal dos convidados, Reis foi questionado sobre qual seria a melhor opção: comprar a casa dos sonhos ou investir e morar de aluguel? “Existe a resposta correta e existe a resposta que as pessoas querem ouvir”, brinca. O profissional alerta que a sua resposta é baseada no que é correto na visão dele, pois entende que quando fala sobre o assunto está quase “batendo” na religião dos brasileiros em relação a cultura da casa própria: “É algo que foi colocada na nossa cabeça e eu não entendo de onde veio”. Vale ressaltar que a Suno tem um fundo próprio que aplica em cotas de outros fundos de investimento imobiliário.

Ele começa falando que existem culturas que têm uma penetração maior da ideia da casa própria e outras que aceitam viver de aluguel. “Se pegarmos países como Alemanha e Suíça vemos que metade da população vive em imóveis alugados”, afirma. Ele conta que a população enxerga um imóvel como um produto qualquer.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

E, a fim de concretizar sua ideia, Tiago faz uma comparação: “Para consumir um copo d’água, não é necessário ser dono de uma fonte”. Em seguida, ele explica que não é preciso ser dono de um imóvel, a pessoa pode simplesmente consumir. “O consumo é uma coisa e a posse é a outra”, diz.

A melhor decisão, segundo Reis, é alocar a quantia que seria usada na compra de um imóvel em ativos. “É muito melhor pegar o dinheiro, colocar em ativos que geram renda e daí você aluga aquele mesmo imóvel que você queria comprar, e ainda sobra uma baita grana”, afirma.

Um aluguel médio em São Paulo, como aponta o sócio fundador da Suno Research, representa cerca de 4% do valor do imóvel. Como mostramos nesta reportagem, a decisão de comprar um imóvel depende de alguns fatores, como a taxa de juros praticada no momento da compra, o preço dos imóveis, o potencial de valorização e o objetivo desse investimento.

Um outro levantamento realizado pelo E-Investidor mostrou que, entre janeiro de 2018 e novembro de 2023 os aluguéis tiveram um aumento nominal de 51,41%, quase na mesma proporção dos ganhos com aplicações de renda fixa corrigidas por 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI, a principal referência de rentabilidade), que foram de 52,29% no período.

Publicidade

Em contrapartida, Reis diz que é possível encontrar fundos imobiliários no Brasil que pagam de 8% a 10% de dividend yield (DY, índice que mede a rentabilidade dos dividendos de uma empresa em relação ao preço de suas ações), ou seja, mais do que o dobro de um aluguel.

Tiago conclui que, por mais que o imóvel não seja seu enquanto for alugado, o dinheiro continua sendo e é possível vender os ativos a qualquer momento para comprar um imóvel, caso mude de ideia. “Uma parte dos ativos são líquidos, como ações e fundos imobiliários”, finaliza.

Veja a entrevista completa:

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • aluguel
  • ativos
  • casa
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos imobiliários
  • Imóveis
  • Investimentos
Cotações
11/05/2026 5h26 (delay 15min)
Câmbio
11/05/2026 5h26 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Os 7 hábitos das famílias mais ricas do mundo para ter sucesso, segundo o JPMorgan

  • 2

    Bancos intensificam guerra por clientes com pontos no cartão; compare benefícios e veja qual vale mais

  • 3

    Por que o maior ativo do brasileiro é a sua capacidade de gerar renda?

  • 4

    Ações do Magazine Luiza (MGLU3) despencam após balanço e mercado se divide sobre recuperação

  • 5

    Ibovespa tem 4ª semana seguida de queda com cenário de guerra no Oriente Médio

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos: como evitar o golpe do bilhete premiado?
Logo E-Investidor
Idosos: como evitar o golpe do bilhete premiado?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: quanto R$ 1.000 rende na conta poupança do aluno?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: quanto R$ 1.000 rende na conta poupança do aluno?
Imagem principal sobre o FGTS: quem vai se aposentar pode sacar todas as contas com saldo? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
FGTS: quem vai se aposentar pode sacar todas as contas com saldo? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 70 anos têm direito ao transporte gratuito? Saiba como funciona para esta faixa etária
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 70 anos têm direito ao transporte gratuito? Saiba como funciona para esta faixa etária
Imagem principal sobre o Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Logo E-Investidor
Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Imagem principal sobre o 3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Logo E-Investidor
3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Imagem principal sobre o Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Últimas: Educação Financeira
Imposto de Renda 2026: prazo para aderir ao débito automático da 1ª cota acaba hoje
Educação Financeira
Imposto de Renda 2026: prazo para aderir ao débito automático da 1ª cota acaba hoje

Quem perder o prazo terá o débito automático válido apenas a partir da segunda parcela do Imposto de Renda

10/05/2026 | 07h00 | Por Beatriz Rocha
IR 2026: termina hoje prazo para declarar e ter chance de entrar no 1º lote de restituição
Educação Financeira
IR 2026: termina hoje prazo para declarar e ter chance de entrar no 1º lote de restituição

Receita Federal prevê concentrar 80% das restituições do Imposto de Renda 2026 nos dois primeiros lotes; veja quem tem prioridade

10/05/2026 | 07h00 | Por Beatriz Rocha
Por que o maior ativo do brasileiro é a sua capacidade de gerar renda?
Educação Financeira
Por que o maior ativo do brasileiro é a sua capacidade de gerar renda?

Mais de 4 milhões de brasileiros foram afastados do trabalho em 2025, enquanto 43% não têm reserva financeira; veja como se organizar

09/05/2026 | 08h00 | Por Ana Ayub
Bancos intensificam guerra por clientes com pontos no cartão; compare benefícios e veja qual vale mais
Educação Financeira
Bancos intensificam guerra por clientes com pontos no cartão; compare benefícios e veja qual vale mais

Com lançamento do Santander Rewards, clientes ganham mais uma opção para acelerar acúmulo de pontos

09/05/2026 | 05h30 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador