• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Investir x comprar imóvel: o que vale mais a pena? Tiago Reis responde sem filtro

O sócio fundador da Suno Research fala sobre a cultura dos brasileiros em relação a compra da casa própria

Imagem Bruna Canellas, mulher branca com idade entre 20 e 30 anos, cabelo longo liso castanho
Por Bruna Canellas

03/02/2024 | 7:00 Atualização: 02/02/2024 | 10:59

Tiago Reis, fundador da Suno Research  (Foto:Divulgação/Suno)
Tiago Reis, fundador da Suno Research (Foto:Divulgação/Suno)

O convidado do quarto episódio do Carteira de Milhões é Tiago Reis, sócio fundador da Suno Research, consultoria de análise financeira voltada para investidores pessoa física. O profissional é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui certificação CNPI.

Leia mais:
  • Tiago Reis: "Tivemos um acerto impopular que foi comprar BB e Petrobras"
  • Aluguel tem a maior alta desde 2021. Onde é mais caro morar?
  • Alta de aluguel e preço de imóveis desafiam a renda fixa. Quem ganha?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante a entrevista, voltada para a experiência pessoal dos convidados, Reis foi questionado sobre qual seria a melhor opção: comprar a casa dos sonhos ou investir e morar de aluguel? “Existe a resposta correta e existe a resposta que as pessoas querem ouvir”, brinca. O profissional alerta que a sua resposta é baseada no que é correto na visão dele, pois entende que quando fala sobre o assunto está quase “batendo” na religião dos brasileiros em relação a cultura da casa própria: “É algo que foi colocada na nossa cabeça e eu não entendo de onde veio”. Vale ressaltar que a Suno tem um fundo próprio que aplica em cotas de outros fundos de investimento imobiliário.

Ele começa falando que existem culturas que têm uma penetração maior da ideia da casa própria e outras que aceitam viver de aluguel. “Se pegarmos países como Alemanha e Suíça vemos que metade da população vive em imóveis alugados”, afirma. Ele conta que a população enxerga um imóvel como um produto qualquer.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

E, a fim de concretizar sua ideia, Tiago faz uma comparação: “Para consumir um copo d’água, não é necessário ser dono de uma fonte”. Em seguida, ele explica que não é preciso ser dono de um imóvel, a pessoa pode simplesmente consumir. “O consumo é uma coisa e a posse é a outra”, diz.

A melhor decisão, segundo Reis, é alocar a quantia que seria usada na compra de um imóvel em ativos. “É muito melhor pegar o dinheiro, colocar em ativos que geram renda e daí você aluga aquele mesmo imóvel que você queria comprar, e ainda sobra uma baita grana”, afirma.

Um aluguel médio em São Paulo, como aponta o sócio fundador da Suno Research, representa cerca de 4% do valor do imóvel. Como mostramos nesta reportagem, a decisão de comprar um imóvel depende de alguns fatores, como a taxa de juros praticada no momento da compra, o preço dos imóveis, o potencial de valorização e o objetivo desse investimento.

Um outro levantamento realizado pelo E-Investidor mostrou que, entre janeiro de 2018 e novembro de 2023 os aluguéis tiveram um aumento nominal de 51,41%, quase na mesma proporção dos ganhos com aplicações de renda fixa corrigidas por 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI, a principal referência de rentabilidade), que foram de 52,29% no período.

Publicidade

Em contrapartida, Reis diz que é possível encontrar fundos imobiliários no Brasil que pagam de 8% a 10% de dividend yield (DY, índice que mede a rentabilidade dos dividendos de uma empresa em relação ao preço de suas ações), ou seja, mais do que o dobro de um aluguel.

Tiago conclui que, por mais que o imóvel não seja seu enquanto for alugado, o dinheiro continua sendo e é possível vender os ativos a qualquer momento para comprar um imóvel, caso mude de ideia. “Uma parte dos ativos são líquidos, como ações e fundos imobiliários”, finaliza.

Veja a entrevista completa:

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • aluguel
  • ativos
  • casa
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos imobiliários
  • Imóveis
  • Investimentos
Cotações
15/11/2025 0h40 (delay 15min)
Câmbio
15/11/2025 0h40 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O fundo imobiliário que nunca teve calote: o segredo da AF Invest para atravessar crises e entregar 74% de retorno até 2025

  • 2

    Como montar uma carteira de fundos imobiliários equilibrada entre FIIs de tijolo e papel

  • 3

    Banco do Brasil (BBAS3) decepciona com corte no lucro e mercado já fala em recuperação lenta e dividendos fracos

  • 4

    Crise no Banco do Brasil: o plano da diretoria para sair do cenário de lucro em queda, calotes em alta e dividendos fracos

  • 5

    BB no fundo do poço no 3T25: as previsões pessimistas de lucro em queda de 66% e até R$ 19 bi de provisão contra calote

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o INSS: veja como pedir a devolução de descontos no novo prazo
Logo E-Investidor
INSS: veja como pedir a devolução de descontos no novo prazo
Imagem principal sobre o INSS: aposentados têm novo prazo para pedir devolução de descontos
Logo E-Investidor
INSS: aposentados têm novo prazo para pedir devolução de descontos
Imagem principal sobre o Fies: veja como fazer para renegociar a sua dívida
Logo E-Investidor
Fies: veja como fazer para renegociar a sua dívida
Imagem principal sobre o Fies: até quando estudantes podem renegociar dívidas? Veja prazo
Logo E-Investidor
Fies: até quando estudantes podem renegociar dívidas? Veja prazo
Imagem principal sobre o É possível colocar um microchip gratuitamente no meu pet?
Logo E-Investidor
É possível colocar um microchip gratuitamente no meu pet?
Imagem principal sobre o Como reduzir as despesas com pet sem comprometer o bem-estar?
Logo E-Investidor
Como reduzir as despesas com pet sem comprometer o bem-estar?
Imagem principal sobre o Detran-SP: quais os documentos obrigatórios na retirada
Logo E-Investidor
Detran-SP: quais os documentos obrigatórios na retirada
Imagem principal sobre o Isenção de IPI: quais são as condições para solicitar o benefício?
Logo E-Investidor
Isenção de IPI: quais são as condições para solicitar o benefício?
Últimas: Educação Financeira
Com o aumento de golpes na Black Friday, ferramentas gratuitas ajudam consumidores a identificarem sites falsos
Educação Financeira
Com o aumento de golpes na Black Friday, ferramentas gratuitas ajudam consumidores a identificarem sites falsos

Tecnologias brasileiras e internacionais identificam sites falsos, URLs suspeitas e páginas clonadas; especialistas alertam que verificação não substitui atenção redobrada

14/11/2025 | 15h49 | Por Igor Markevich
Quer abrir uma conta global? Veja os custos e vantagens de 12 opções do mercado
Educação Financeira
Quer abrir uma conta global? Veja os custos e vantagens de 12 opções do mercado

Entre bancos e fintechs, opções de contas globais se multiplicam, com custos que variam de uma para outra

14/11/2025 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Contas globais ganham força no Brasil; entenda os cuidados antes de escolher uma
Educação Financeira
Contas globais ganham força no Brasil; entenda os cuidados antes de escolher uma

Custos, como o spread, devem ser avaliados ao comparar contas oferecidas por diferentes instituições

14/11/2025 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Ágora Investimentos conclui a primeira edição da Olimpíada de Finanças & Investimentos com mais de 860 estudantes participantes
CONTEÚDO PATROCINADO

Ágora Investimentos conclui a primeira edição da Olimpíada de Finanças & Investimentos com mais de 860 estudantes participantes

Patrocinado por
Ágora Investimentos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador