• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Investir x comprar imóvel: o que vale mais a pena? Tiago Reis responde sem filtro

O sócio fundador da Suno Research fala sobre a cultura dos brasileiros em relação a compra da casa própria

Imagem Bruna Canellas, mulher branca com idade entre 20 e 30 anos, cabelo longo liso castanho
Por Bruna Canellas

03/02/2024 | 7:00 Atualização: 02/02/2024 | 10:59

Tiago Reis, fundador da Suno Research  (Foto:Divulgação/Suno)
Tiago Reis, fundador da Suno Research (Foto:Divulgação/Suno)

O convidado do quarto episódio do Carteira de Milhões é Tiago Reis, sócio fundador da Suno Research, consultoria de análise financeira voltada para investidores pessoa física. O profissional é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui certificação CNPI.

Leia mais:
  • Tiago Reis: "Tivemos um acerto impopular que foi comprar BB e Petrobras"
  • Aluguel tem a maior alta desde 2021. Onde é mais caro morar?
  • Alta de aluguel e preço de imóveis desafiam a renda fixa. Quem ganha?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante a entrevista, voltada para a experiência pessoal dos convidados, Reis foi questionado sobre qual seria a melhor opção: comprar a casa dos sonhos ou investir e morar de aluguel? “Existe a resposta correta e existe a resposta que as pessoas querem ouvir”, brinca. O profissional alerta que a sua resposta é baseada no que é correto na visão dele, pois entende que quando fala sobre o assunto está quase “batendo” na religião dos brasileiros em relação a cultura da casa própria: “É algo que foi colocada na nossa cabeça e eu não entendo de onde veio”. Vale ressaltar que a Suno tem um fundo próprio que aplica em cotas de outros fundos de investimento imobiliário.

Ele começa falando que existem culturas que têm uma penetração maior da ideia da casa própria e outras que aceitam viver de aluguel. “Se pegarmos países como Alemanha e Suíça vemos que metade da população vive em imóveis alugados”, afirma. Ele conta que a população enxerga um imóvel como um produto qualquer.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

E, a fim de concretizar sua ideia, Tiago faz uma comparação: “Para consumir um copo d’água, não é necessário ser dono de uma fonte”. Em seguida, ele explica que não é preciso ser dono de um imóvel, a pessoa pode simplesmente consumir. “O consumo é uma coisa e a posse é a outra”, diz.

A melhor decisão, segundo Reis, é alocar a quantia que seria usada na compra de um imóvel em ativos. “É muito melhor pegar o dinheiro, colocar em ativos que geram renda e daí você aluga aquele mesmo imóvel que você queria comprar, e ainda sobra uma baita grana”, afirma.

Um aluguel médio em São Paulo, como aponta o sócio fundador da Suno Research, representa cerca de 4% do valor do imóvel. Como mostramos nesta reportagem, a decisão de comprar um imóvel depende de alguns fatores, como a taxa de juros praticada no momento da compra, o preço dos imóveis, o potencial de valorização e o objetivo desse investimento.

Um outro levantamento realizado pelo E-Investidor mostrou que, entre janeiro de 2018 e novembro de 2023 os aluguéis tiveram um aumento nominal de 51,41%, quase na mesma proporção dos ganhos com aplicações de renda fixa corrigidas por 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI, a principal referência de rentabilidade), que foram de 52,29% no período.

Publicidade

Em contrapartida, Reis diz que é possível encontrar fundos imobiliários no Brasil que pagam de 8% a 10% de dividend yield (DY, índice que mede a rentabilidade dos dividendos de uma empresa em relação ao preço de suas ações), ou seja, mais do que o dobro de um aluguel.

Tiago conclui que, por mais que o imóvel não seja seu enquanto for alugado, o dinheiro continua sendo e é possível vender os ativos a qualquer momento para comprar um imóvel, caso mude de ideia. “Uma parte dos ativos são líquidos, como ações e fundos imobiliários”, finaliza.

Veja a entrevista completa:

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • aluguel
  • ativos
  • casa
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos imobiliários
  • Imóveis
  • Investimentos
Cotações
15/12/2025 3h56 (delay 15min)
Câmbio
15/12/2025 3h56 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Os melhores cartões de crédito para viagens internacionais: compare custos e vantagens de mais de 80 opções

  • 2

    MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?

  • 3

    Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) lidera altas e Vivara (VIVA3) sobe com troca de CEO; Cosan (CSAN3) cai 2%

  • 4

    Réveillon 2026: as festas de Ano Novo mais caras do Brasil; saiba quanto custa entrar no circuito da virada ‘premium’

  • 5

    Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Imagem principal sobre o Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Logo E-Investidor
Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Imagem principal sobre o Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Imagem principal sobre o Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Logo E-Investidor
Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Últimas: Educação Financeira
Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje
Educação Financeira
Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

Para Charles Mendlowicz, o Economista Sincero nas redes sociais, a fórmula mais eficiente para sobreviver e prosperar está registrada em texto produzido entre 300 d.C. e 500 d.C.

14/12/2025 | 05h30 | Por Igor Markevich
Os melhores cartões de crédito para viagens internacionais: compare custos e vantagens de mais de 80 opções
Educação Financeira
Os melhores cartões de crédito para viagens internacionais: compare custos e vantagens de mais de 80 opções

Levantamento considera produtos oferecidos por 16 instituições, entre bancos, cooperativas de crédito e fintechs

13/12/2025 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Bolsa Família: como o benefício ajuda famílias a sair das dívidas e ganhar autonomia financeira
Educação Financeira
Bolsa Família: como o benefício ajuda famílias a sair das dívidas e ganhar autonomia financeira

Impacto do programa vai além da transferência de renda, podendo ser o primeiro passo para conquistar a autonomia financeira; veja exemplos e orientações dos especialistas

12/12/2025 | 18h08 | Por Camilly Rosaboni
Brasil tem energia solar até 7 vezes mais barata do que nos EUA, diz estudo
Educação Financeira
Brasil tem energia solar até 7 vezes mais barata do que nos EUA, diz estudo

Sistemas fotovoltaicos ganharam popularidade no Brasil pela capacidade de reduzir em até 90% o valor da conta de luz.

12/12/2025 | 15h11 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador