- O day trade é uma estratégia de operação com ativos de renda variável — compra e venda de ações de uma empresa, por exemplo — iniciadas e finalizadas no mesmo dia
- É indicado ao investidor estudar de maneira consistente o mercado antes de se aventurar na prática do day trade
- Outra recomendação de especialistas e investidores de longa data é não comprometer valores destinados às necessidades cotidianas do investidor
Day trade, o que significa? Você já deve ter ouvido a expressão ao menos uma vez na vida. Mas sabe o que é, como funciona e quais cuidados precisa ter ao adotar a técnica de investimento? Confira aqui.
Day trade: o que significa?
O day trade é uma estratégia de operação com ativos de renda variável — compra e venda de ações de uma empresa, por exemplo — iniciadas e finalizadas no mesmo dia. Nessa modalidade, o investidor que compra um certo ativo pode segurá-lo por alguns minutos ou horas, à espera de variações que garantam ganhos no curtíssimo prazo.
Leia também
A estratégia ganhou maior visibilidade, dentre outros fatores, depois que a internet passou a oferecer meios cada vez mais ágeis de acompanhar o sobe e desce de ativos — e de transacioná-los também.
Outro fenômeno que conferiu ao day trade um número extra de adeptos foi o surgimento de criptoativos, como o bitcoin, que ainda são operacionalizados por meios digitais, de forma quase que exclusiva.
Alguns cuidados
É muito fácil encontrar conteúdos na web que prometem altos ganhos em pouco tempo utilizando as técnicas do day trade. Geralmente, estes materiais são produzidos por pessoas que dizem deter conhecimento e experiência amplos. Até mesmo propagandas em plataformas de vídeo tentam fisgar os mais incautos. Mas operar na bolsa dessa forma não é tão simples.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
É indicado ao investidor estudar de maneira consistente o mercado antes de se aventurar na prática do day trade. Outra recomendação de especialistas e investidores de longa data é não comprometer valores destinados às necessidades cotidianas do investidor. Ter uma reserva para os investimentos é uma forma mais adequada de gerir recursos e evitar prejuízos.