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Dia dos Namorados: e-commerce prevê R$ 7 bi em vendas; veja como economizar

Preços variam com a proximidade da data, por isso vale a pena pesquisar presentes com antecedência

Dia dos Namorados: e-commerce prevê R$ 7 bi em vendas; veja como economizar
Veja como economizar ao comprar um presente para o seu parceiro ou parceira. Foto: Envato Elements

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, é uma data que tradicionalmente impulsiona o comércio brasileiro. Em 2024, isso não deve ser diferente. Uma pesquisa realizada pela Neotrust com a E-Commerce Brasil mostrou que, só nas duas semanas que antecedem a comemoração, o faturamento do e-commerce brasileiro registrou um aumento de 8,4% em relação às duas semanas imediatamente anteriores, o que corresponde a um acréscimo de R$ 834,4 milhões.

Considerando os dados do primeiro trimestre deste ano como um todo, o faturamento do varejo on-line no País cresceu 12,7% em comparação ao mesmo período de 2023 — o maior avanço anual desde 2022. Diante do resultado observado de janeiro a março de 2024, o levantamento projeta que as vendas no Dia dos Namorados alcancem R$ 7,08 bilhões.

“O Dia dos Namorados impulsiona significativamente o comércio eletrônico, especialmente nas duas semanas que antecedem a data, quando os consumidores se preparam intensamente para presentear”, ressalta Jean Laloux, consultor de dados da Neotrust.

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Entre as preferências dos clientes para a data, estão os eletroportáteis, que registraram um crescimento de 41,9% em seu faturamento nas duas semanas que antecedem o Dia dos Namorados, impulsionados principalmente por aumentos nas vendas de cafeteiras e fritadeiras elétricas. Smartphones e outros eletrônicos também tiveram um bom desempenho, com crescimentos de 34,8% e 26,2%, respectivamente, em seus faturamentos no período.

Já o estudo ECBR Insights, realizado pelo E-Commerce Brasil, em parceria com a WebPrice, procurou avaliar as alterações nos preços dos produtos em meio à proximidade da data. Na análise realizada em maio, a pesquisa encontrou uma caixa de som da marca JBL (modelo de entrada) no valor de R$ 249 em 1° de maio, sendo que a mesma mercadoria estava custando em média R$ 217,89 em 9 de maio — uma redução de 12,49% no período em e-commerces mapeados pelo levantamento.

Na categoria de smartphones, o Motorola Moto G53 da linha Xt2335, com 128 GB, foi encontrado com o preço de R$ 1.449,00 em 1° de maio e com o valor de R$ 899,00 em 9 de maio, mostrando um recuo de 37,96% no intervalo. Enquanto isso, um Iphone 14 Pro Max, com 128 GB, manteve o mesmo preço de R$ 7.799,00 no período, sem sofrer alterações.

“Esses são apenas alguns exemplos da elasticidade dos preços de duas categorias importantes apontadas como potenciais compras para o Dia dos Namorados de 2024. Vê-se, claramente, que existem produtos com variações de preços acentuadas que podem modificar e direcionar as escolhas dos consumidores na hora de decidir o presente”, afirma Samuel Gonsales, diretor comercial do E-Commerce Brasil.

Como economizar ao comprar presentes?

Em meio às variações de preços que podem ocorrer com a proximidade da data, Gonsales recomenda que o consumidor faça desde já as buscas pelos presentes e opte por comprá-los com antecedência. “Isso poderá ajudar a encontrar aquele item especial com um preço muito bom”, aconselha.

Em seu site, o Procon-SP também traz orientações aos consumidores para o Dia dos Namorados. Uma das dias é estipular um valor máximo de gasto e checar se as opções de presentes estão dentro do seu orçamento. Essa atitude evita que a pessoa caia em tentação e acabe gastando mais do que pode na ocasião.

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O órgão de defesa do consumidor recomenda ainda que os clientes pesquisem antes de realizar a compra, comparando as ofertas de diferentes lojas físicas ou virtuais. Se estiver em dúvida sobre o que dar ao seu parceiro ou parceira, também vale checar se o estabelecimento realiza trocas e se há restrições de dia e horários para o procedimento.

Outra dica é optar pelo pagamento à vista, se houver desconto, e levar os anúncios de eventuais promoções anunciadas para efetivar a compra. Se o consumidor adquirir o produto pela internet, ele deve ainda verificar se o site é idôneo, checando se a plataforma não está na lista de sites não recomendados pelo Procon-SP, que pode ser conferida aqui.