Educação Financeira

Realize seus sonhos em 2024 de olho na conta bancária: veja como se planejar

Para especialistas, as pessoas devem olhar organizar o próprio orçamento e montar um planejamento financeiro

Realize seus sonhos em 2024 de olho na conta bancária: veja como se planejar
Os educadores financeiros deram dicas de como se organizar para realizar sonhos em 2024 (Foto: Envato Elements)
  • Com a chegada de 2024, as pessoas costumam elaborar metas ou até rever os sonhos antigos para realizá-los no ano seguinte
  • O problema é que os gastos supérfluos aliado ao descontrole financeiro tornam mais distante a conquista dos seus objetivos
  • O E-Investidor ouviu especialistas financeiros para saber quais são os passos essenciais que as pessoas devem realizar para tirar os sonhos do papel

A época de virada de ano costuma ser o período em que as pessoas estabelecem novos objetivos ou repensam as estratégias para finalmente conseguir tirar aquele sonho antigo do papel. Independentemente de qual seja o seu objetivo, o planejamento financeiro torna-se um aliado essencial nesta tarefa. Sem essa organização, outras demandas podem ganhar relevância e a realização daquela meta corre o risco de ficar cada vez mais distante.

Os educadores financeiros ouvidos pelo E-Investidor afirmam que as pessoas precisam ter disciplina e definir qual seu objetivo para depois pensar nos meios de como alcançá-lo. Por exemplo, se o seu sonho for comprar uma casa própria em 2024, é preciso ter em mente a média do valor do imóvel e se está compatível com a sua realidade. Após essa análise prévia, o próximo passo será avaliar a forma de pagamento e quanto precisa poupar mensalmente para comprar o bem à vista ou financiado.

Devido a essa complexidade, separamos cinco dicas que podem te auxiliar a tirar do papel o seu objetivo. Confira!

1) Veja seu orçamento

O primeiro passo é olhar para o próprio orçamento e entender o seu custo de vida. De acordo com os especialistas, as pessoas precisam ter em mente o valor total dos gastos essenciais e identificar o quanto esses custos comprometem a sua renda mensal.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O ideal é que 50% do seu salário seja compatível para pagar todas as despesas fixas, como água, luz e moradia. O restante deve ser dividido em 30% para custos variáveis, como lazer, e 20% para investimentos, como mostramos nesta reportagem.

A partir dessa análise prévia, as pessoas terão dimensão da sua capacidade de poupança. Priorizar despesas essenciais e reduzir gastos desnecessários pode liberar recursos para investir em objetivos de longo prazo.

“Além disso, considerar fontes de renda extra e investir de maneira consciente pode acelerar o alcance desses sonhos. A chave está na disciplina e na consistência ao seguir o plano financeiro e assim transformar sonhos em realidade”, diz Eduardo M. Reis Filho, educador financeiro da Ágora Investimentos.

2) Faça um plano financeiro e não deixe de revisá-lo

Com o orçamento organizado, as pessoas devem ter em mente quanto precisam poupar para conseguir realizar o seu sonho e dividir o valor em metas mensais ou trimestrais. A estratégia ajuda a tornar o objetivo mais factível com a realidade. “É preciso também ajustar o seu orçamento mensalmente para refletir mudanças em sua renda ou despesas”, diz Pedro Gomes, co-CEO da Friday, fintech assistente de pagamento.

3) Se precisar de crédito, olhe para os juros

Alguns sonhos possuem valores elevados e, mesmo com o hábito de poupar mensalmente, as pessoas podem levar anos para conseguir tirá-los do papel. As linhas de créditos oferecidas pelos bancos podem reduzir o tempo de espera.

No entanto, as pessoas precisam olhar para as condições de pagamento. “Avalie as taxas de juros ao longo do tempo e determine uma parcela que não comprometa seu orçamento. As instituições financeiras determinam que o valor da parcela não ultrapasse 30% dos seus ganhos mensais”, ressalta Reis Filho, da Ágora.

4) Evite a bola de neve de gastos

Após identificar o seu custo de vida e entender o seu poder de poupança, o próximo passo é identificar os gastos desnecessários e pensar em mecanismos para evitá-los. Segundo Danielle Lopes, Sócia e analista de ações da Nord Research, as despesas supérfluas, embora sejam de pequenos valores, podem atrapalhar a sua organização financeira.

“Se colocarmos na ponta do lápis, percebemos que os gastos de R$ 9 ou R$ 10 em transporte de aplicativo, por exemplo, podem se transformar em uma conta enorme no fim do mês”, diz Lopes.

5) Proteja-se da inflação

A inflação pode ser o grande vilão responsável que poderá impedir a realização dos seus sonhos em 2024 e, especialmente, em períodos mais longos, como daqui a cinco a dez anos. Segundo Lopes, da Nord Research, a inflação média do Brasil fica em torno de 4,5% e os investimentos atrelados ao IPCA podem proteger o patrimônio da corrosão do poder de compra.

“É importante que as pessoas não guardem apenas dinheiro para realizar os seus sonhos, mas que saibam aplicar para não correr o risco de não conseguir alcançar o objetivo porque tudo ficou mais caro”, diz Lopes. Os CDBs com liquidez diária e o Tesouro Selic são alguns investimentos que podem ser opções de destinos para a sua reserva financeira.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos