Publicidade

Educação Financeira

Educação financeira: 5 livros para aprender sobre o assunto

Os livros podem apresentar conceitos básicos e ajudam a tornar as finanças pessoais mais fáceis de administrar

Educação financeira: 5 livros para aprender sobre o assunto
Investir com qualidade requer educação financeira (Fonte: Shutterstock)

(Por Aléxis Cerqueira Góis, especial para o E-Investidor) – Os livros sobre educação financeira podem ajudar a melhorar seu orçamento, ampliar o conhecimento sobre o mercado e a amenizar o impacto das suas decisões econômicas. Existem várias obras de grande reputação que já mudaram a vida de muitas pessoas.

Conheça cinco livros para aprender sobre educação financeira:

1. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki

Um best seller, lançado há quase 25 anos, se tornou uma das principais referências de educação financeira no mundo. O livro vendeu mais de 9 milhões de exemplares no Brasil e 30 milhões de cópias em 80 países.

De uma forma simples, Kiyosaki conduz o leitor de forma simples em uma narrativa de sua própria experiência que compara a atitude de dois pais em relação à educação financeira de seus filhos. O escritor é filho de um funcionário público inteligente e honesto, mas que não conseguiu alcançar a independência financeira, e é o pai pobre da história.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por outro lado, o pai rico é representado pelo melhor amigo do autor, um comerciante que ficou rico pela maneira que lidava com o dinheiro. Os ensinamentos que levaram o empreendedor ao sucesso, que foram repassados para seu filho, são contados no livro.

Segundo o autor, para se tornar rico, é preciso saber diferenciar um ativo e um passivo. Os ativos, ou seja, aquilo que traz retorno financeiro, devem ser adquiridos e mantidos, enquanto os passivos, só geram custos. Em resumo, o pai rico coloca o dinheiro para trabalhar por ele, enquanto o pai pobre trabalha pelo dinheiro.

2. O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clason

Poupar é uma das dicas básicas de educação financeira de sábios babilônicos na ficção escrita por George Clason. (Fonte: Shutterstock/Rawpixel.com/Reprodução)

Com mais de 2 milhões de livros vendidos, “O homem mais rico da Babilônia” é apontado frequentemente como uma das leituras obrigatórias na biblioteca de qualquer empresário ou investidor.

Publicado pela primeira vez em 1926, a publicação contém conselhos sobre investimentos que, sem dúvida, são tão verdadeiros hoje quanto há 95 anos. O livro conta uma série de parábolas e histórias fictícias de conversas entre os babilônios ricos e seus criados.

Clason apresenta uma série de estratégias para multiplicar riquezas e solucionar problemas financeiros. Com lições sábias e úteis, como poupar 10% de tudo que é ganho antes de gastar com qualquer coisa e não desperdiçar recursos em tempos de abundância. O autor também aconselha trabalhar duro para melhorar suas habilidades e garantir um rendimento futuro, pois a riqueza é fruto de um fluxo de renda confiável.

De forma concisa e interessante, o autor ensina como fazer um orçamento eficaz com a ajuda de um plano, além de ser uma análise interessante sobre se as pessoas que progridem financeiramente têm sorte ou apenas são melhores em identificar e aproveitar oportunidades.

3. Educação Financeira ao Alcance de Todos, de José Pio Martins

O economista e professor José Pio Martins aproveita a sua larga experiência no setor privado em funções nas áreas de Finanças, Contabilidade e Gestão, além de ter sido diretor de banco e consultor de empresas, para conseguir resumir, em poucas páginas, o panorama econômico mundial e quais ações tomar para ter uma vida financeira saudável.

Publicidade

Em um tom de conversa, o livro democratiza as finanças mesmo para os que são totalmente leigos no assunto. Para isso, descreve o que são ativos bons e ativos ruins, ensina a ler demonstrações financeiras, fluxo de caixa, patrimônio líquido, geração de renda e outros conceitos essenciais de economia, de forma fácil de compreender.

Com linguagem clara e agradável, a obra trata sobre impostos, finanças pessoais, além de tipos de investimentos, apresentando de forma introdutória as principais possibilidades existentes.

O autor também oferece um “Programa de Dez Passos” que ensina a entender a educação Financeira e alguns termos da economia, fundamentais para fazer a diferença entre o déficit e o superávit no seu patrimônio.

4. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Benjamin Graham foi um dos primeiros economistas que alertaram sobre a irracionalidade do mercado. (Fonte: Shutterstock/NicoElNino/Reprodução)

O economista Benjamin Graham, autor do livro “O Investidor Inteligente”, é elogiado como um dos principais gurus das finanças e investimentos. Esse best seller é considerado um dos livros mais importantes sobre o assunto.

Ao avaliar empresas com precisão cirúrgica, Graham se destacou em ganhar dinheiro no mercado de ações sem correr grandes riscos. Uma das principais contribuições do economista foi apontar a irracionalidade e o pensamento de grupo que frequentemente prevaleciam no mercado de ações.

Assim, de acordo com Graham, os investidores devem sempre buscar lucrar com os caprichos do mercado de ações, em vez de participar deles. Seus princípios de investir com segurança e sucesso continuam a influenciar os investidores hoje.

Publicidade

O autor defende uma abordagem de investimento que forneça margem de segurança, ou espaço para erro humano, para o investidor. Para ele, os investidores devem procurar discrepâncias de preço-valor, quando o preço de mercado de uma ação é menor que seu valor intrínseco.

Não é à toa que o livro é considerado fundamental por personalidades do mundo de investimentos há décadas. A obra é um instrumento essencial para todas as pessoas que se interessam por ações.

5. A cabeça do investidor, de Vera Rita de Mello Ferreira

Nem sempre as melhores dicas sobre educação financeira são escritas por economistas. O livro “A cabeça do investidor”, da psicanalista e doutora em psicologia econômica Vera Rita de Mello Ferreira, explica como o modo que lidamos com o dinheiro é afetado pelo estado emocional.

Ela não faz recomendações técnicas sobre investimentos. Mas o conteúdo aborda aspectos importantes, como o funcionamento da cabeça das pessoas na hora de tomar decisões sobre o dinheiro e investi-lo, especialmente, no mercado financeiro.

A partir de dados de pesquisas consolidadas, com uma linguagem de fácil compreensão e bem-humorada, a obra provoca reflexões no leitor sobre a maneira como ele trata a sua vida financeira. A autora apresenta inúmeros erros recorrentes cometidos pela maioria das pessoas, quando deixam as emoções tomarem as rédeas de decisões financeiras.

Em resumo “quanto mais o mercado financeiro apresenta desafios ao investidor, tanto mais facilmente sua mente pode cair em ciladas psicológicas”, afirma a autora. A obra destaca que a perspectiva de perder assusta tanto os investidores, que eles são capazes de tomarem decisões precipitadas para tentar recuperar o prejuízo e acabam perdendo mais.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>