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Educação Financeira

EV/EBITDA: por que ele é importante e como calculá-lo

O índice é utilizado como equalizador para comparar empresas com estruturas e modelos de negócios distintos

EV/EBITDA: por que ele é importante e como calculá-lo
(Fonte: Shutterstock)
  • EV/EBITDA réune duas métricas importantes para o mercado financeiro. São eles: Valor da Empresa (EV) e o EBITDA
  • Esse indicador ajuda a entender a capacidade da empresa de gerar lucro. Aprenda como fazer o cálculo para ter melhores condições de análise de negócio

(Por Mônica Wanderley da Silva,especial para o E-Investidor) Entrar no mercado de renda variável implica conhecer com maior profundidade o setor financeiro e os índices utilizados para calcular a saúde de uma empresa, a fim de tomar melhores decisões de negócio.

Um exemplo de indicador bastante útil para os investidores é o EV/EBITDA, que reúne duas métricas importantes no mercado financeiro:

  • Enterprise Value (EV) ou Valor da Empresa, métrica utilizada para entender o quanto custaria comprar todos os ativos da companhia e, assim, entender o seu valor perante o mercado financeiro.
  • EBITDA, sigla em inglês para Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA, em português). Indicador que apresenta todos os ganhos monetários da empresa antes de abatimentos.

Qual a importância do EV/EBITDA?

De uma forma resumida, o indicador ajuda a entender a capacidade da empresa de gerar lucro (caixa). Para isso, ele mostra quantos anos seriam necessários para que o lucro operacional da empresa quitasse todos os gastos gerados para comprá-la. O “pulo do gato”, nesse caso, é que quanto menor o tempo levado para o pagamento, mais rápido o investidor pode começar a colher os lucros.

Como o índice utiliza um número divulgado em todos os negócios (ganhos contra gastos), é possível utilizá-lo para comparar empresas com diferentes regimes tributários, negócios ou mesmo marcas criadas internacionalmente, além de ser útil para avaliar possíveis fusões e aquisições.

O cálculo do EV/EBITDA é bastante utilizado pelos investidores por apresentar indicadores que são divulgados de forma pública pelas empresas de capital aberto. (Fonte: Andrii Yalanskyi/Shutterstock)

Como calcular o EV/EBITDA?

Para chegar a esse número, é importante entender como cada um dos indicadores que compõem o EV/EBITDA é calculado:

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Cálculo do Enterprise Value (EV)

Para calcular o Enterprise Value é preciso:

  1. entender o valor de mercado da empresa;
  2. somar esse preço com o valor das dívidas;
  3. subtrair esse total do valor disponível em caixa. 

Por exemplo: a empresa N possui 1 milhão em ações ordinárias e o valor da ação está em R$ 5. Logo:
1 milhão de ações × R$ 5 = R$ 5 milhões

Agora, vamos dizer que a empresa N está com R$ 2 milhões em dívidas e R$ 3 milhões em caixa. A conta ficaria:

  • R$ 5 milhões + R$ 2 milhões = R$ 7 milhões
  • R$ 7 milhões – R$ 3 milhões = R$ 4 milhões

Logo, o EV da empresa N está em R$ 4 milhões.

Cálculo do EBITDA

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Para calcular o EBITDA de um negócio, é preciso:

  • calcular a receita líquida;
  • subtrair os custos dos produtos vendidos (CPV);
  • subtrair as despesas relacionadas a vendas e custos gerais e administrativos (VG&A).

Ao contrário do EV, o EBITDA pode ser facilmente encontrado nos relatórios de investimentos disponíveis na página de relacionamento com investidores.

Com os dois números, agora podemos chegar ao indicador desejado. Nesse caso, a conta é bem mais simples: basta dividir o valor do Enterprise Value com o resultado do EBITDA.

Usando como exemplo a empresa N, vamos supor que seu EBITDA dos últimos 12 meses foi de R$ 500 mil. Dessa forma:

  • R$ 4 milhões (EV) / R$ 500 mil (EBITDA) = 8

Portanto, a empresa deve levar 8 anos para gerar caixa.

Entendendo como essa conta funciona, é possível efetuar o cálculo em ações de interesse e entender quais negócios, com base nesse indicador, podem ser mais vantajosos quando se pensa em investimentos de longo prazo.

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Como o resultado varia conforme os resultados financeiros (EBITDA) e percepções do mercado (EV), é preciso entender o histórico de cada um dos índices para saber se o número reflete, de fato, a realidade do negócio. Idealmente, vale a pena rever esse indicador após a divulgação dos resultados de cada trimestre.

O EV/EBITDA precisa ser comparado com outros indicadores para garantir que o investidor tenha uma visão realista da saúde financeira da marca. (Fonte: Jirsak/Shutterstock)

Desvantagens

Apesar de esse ser um indicador bastante aceito no mercado por usar números divulgados de forma pública em todas as empresas de capital aberto, é importante entender as limitações do índice.

A principal é que o EBITDA não apresenta o resultado dos números da empresa. Como o indicador analisa o balanço financeiro antes dos descontos, a métrica não identifica caso a empresa esteja endividada ou deficitária. Por isso, é importante utilizar outros indicadores para ter uma avaliação mais completa da empresa.

Indicadores paralelos ao EV/EBITDA

Os investidores podem utilizar outros indicadores para obter uma análise mais completa do status de uma empresa. Abaixo, apresentamos alguns dos mais utilizados:

Return on Equity (ROE)

O ROE representa a relação entre o lucro líquido de uma empresa com o seu patrimônio líquido.

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Com ele, é possível ter uma análise mais concreta sobre o quão eficiente o negócio é: se a marca consegue gerar mais valor sem a necessidade de contratar mais colaboradores, elevar o espaço físico e contratar mais softwares, o seu nível de rentabilidade está atraente.

Para calcular o ROE, é preciso dividir o Lucro Líquido pelo Patrimônio Líquido e o percentual gerado indicará a capacidade do negócio de gerar valor sem o uso de recursos externos.

Preço da ação/Valor patrimonial (P/VPA)

O indicador P/VPA ajuda a identificar quanto o mercado aceita pagar para ter parte do Patrimônio Líquido de uma empresa.

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Esse índice só funciona de forma consistente em negócios em que a geração de caixa do negócio está ligada ao seu patrimônio, sejam commodities ou fabricação de produtos. Dessa forma, a análise não funciona de forma robusta em empresas que oferecem produtos digitais, já que eles não sofrem das mesmas interferências externas que os produtos off-line.

Preço sobre Lucro (P/L)
O indicador de preço e lucro (P/L) é encontrado ao dividir o preço de uma ação pelo lucro gerado pela empresa para cada papel disponível na bolsa de valores. Com o resultado do número, é possível saber quanto cada investidor paga para acessar os lucros da empresa.

Investir em uma empresa com P/L alto indica que os investidores acreditam que a empresa tem um grande potencial de crescimento e que vale a pena pagar um valor mais caro para, a longo prazo, receber dividendos que compensem os gastos.

Porém, é preciso analisar o resultado em conjunto com outros fatores para entender se o investimento vale ou não a pena.

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