- EV/EBITDA réune duas métricas importantes para o mercado financeiro. São eles: Valor da Empresa (EV) e o EBITDA
- Esse indicador ajuda a entender a capacidade da empresa de gerar lucro. Aprenda como fazer o cálculo para ter melhores condições de análise de negócio
(Por Mônica Wanderley da Silva,especial para o E-Investidor) Entrar no mercado de renda variável implica conhecer com maior profundidade o setor financeiro e os índices utilizados para calcular a saúde de uma empresa, a fim de tomar melhores decisões de negócio.
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Um exemplo de indicador bastante útil para os investidores é o EV/EBITDA, que reúne duas métricas importantes no mercado financeiro:
- Enterprise Value (EV) ou Valor da Empresa, métrica utilizada para entender o quanto custaria comprar todos os ativos da companhia e, assim, entender o seu valor perante o mercado financeiro.
- EBITDA, sigla em inglês para Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA, em português). Indicador que apresenta todos os ganhos monetários da empresa antes de abatimentos.
Qual a importância do EV/EBITDA?
De uma forma resumida, o indicador ajuda a entender a capacidade da empresa de gerar lucro (caixa). Para isso, ele mostra quantos anos seriam necessários para que o lucro operacional da empresa quitasse todos os gastos gerados para comprá-la. O “pulo do gato”, nesse caso, é que quanto menor o tempo levado para o pagamento, mais rápido o investidor pode começar a colher os lucros.
Como o índice utiliza um número divulgado em todos os negócios (ganhos contra gastos), é possível utilizá-lo para comparar empresas com diferentes regimes tributários, negócios ou mesmo marcas criadas internacionalmente, além de ser útil para avaliar possíveis fusões e aquisições.
Como calcular o EV/EBITDA?
Para chegar a esse número, é importante entender como cada um dos indicadores que compõem o EV/EBITDA é calculado:
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Cálculo do Enterprise Value (EV)
Para calcular o Enterprise Value é preciso:
- entender o valor de mercado da empresa;
- somar esse preço com o valor das dívidas;
- subtrair esse total do valor disponível em caixa.
Por exemplo: a empresa N possui 1 milhão em ações ordinárias e o valor da ação está em R$ 5. Logo:
1 milhão de ações × R$ 5 = R$ 5 milhões
Agora, vamos dizer que a empresa N está com R$ 2 milhões em dívidas e R$ 3 milhões em caixa. A conta ficaria:
- R$ 5 milhões + R$ 2 milhões = R$ 7 milhões
- R$ 7 milhões – R$ 3 milhões = R$ 4 milhões
Logo, o EV da empresa N está em R$ 4 milhões.
Cálculo do EBITDA
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Para calcular o EBITDA de um negócio, é preciso:
- calcular a receita líquida;
- subtrair os custos dos produtos vendidos (CPV);
- subtrair as despesas relacionadas a vendas e custos gerais e administrativos (VG&A).
Ao contrário do EV, o EBITDA pode ser facilmente encontrado nos relatórios de investimentos disponíveis na página de relacionamento com investidores.
Com os dois números, agora podemos chegar ao indicador desejado. Nesse caso, a conta é bem mais simples: basta dividir o valor do Enterprise Value com o resultado do EBITDA.
Usando como exemplo a empresa N, vamos supor que seu EBITDA dos últimos 12 meses foi de R$ 500 mil. Dessa forma:
- R$ 4 milhões (EV) / R$ 500 mil (EBITDA) = 8
Portanto, a empresa deve levar 8 anos para gerar caixa.
Entendendo como essa conta funciona, é possível efetuar o cálculo em ações de interesse e entender quais negócios, com base nesse indicador, podem ser mais vantajosos quando se pensa em investimentos de longo prazo.
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Como o resultado varia conforme os resultados financeiros (EBITDA) e percepções do mercado (EV), é preciso entender o histórico de cada um dos índices para saber se o número reflete, de fato, a realidade do negócio. Idealmente, vale a pena rever esse indicador após a divulgação dos resultados de cada trimestre.
Desvantagens
Apesar de esse ser um indicador bastante aceito no mercado por usar números divulgados de forma pública em todas as empresas de capital aberto, é importante entender as limitações do índice.
A principal é que o EBITDA não apresenta o resultado dos números da empresa. Como o indicador analisa o balanço financeiro antes dos descontos, a métrica não identifica caso a empresa esteja endividada ou deficitária. Por isso, é importante utilizar outros indicadores para ter uma avaliação mais completa da empresa.
Indicadores paralelos ao EV/EBITDA
Os investidores podem utilizar outros indicadores para obter uma análise mais completa do status de uma empresa. Abaixo, apresentamos alguns dos mais utilizados:
Return on Equity (ROE)
O ROE representa a relação entre o lucro líquido de uma empresa com o seu patrimônio líquido.
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Com ele, é possível ter uma análise mais concreta sobre o quão eficiente o negócio é: se a marca consegue gerar mais valor sem a necessidade de contratar mais colaboradores, elevar o espaço físico e contratar mais softwares, o seu nível de rentabilidade está atraente.
Para calcular o ROE, é preciso dividir o Lucro Líquido pelo Patrimônio Líquido e o percentual gerado indicará a capacidade do negócio de gerar valor sem o uso de recursos externos.
Preço da ação/Valor patrimonial (P/VPA)
O indicador P/VPA ajuda a identificar quanto o mercado aceita pagar para ter parte do Patrimônio Líquido de uma empresa.
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Esse índice só funciona de forma consistente em negócios em que a geração de caixa do negócio está ligada ao seu patrimônio, sejam commodities ou fabricação de produtos. Dessa forma, a análise não funciona de forma robusta em empresas que oferecem produtos digitais, já que eles não sofrem das mesmas interferências externas que os produtos off-line.
Preço sobre Lucro (P/L)
O indicador de preço e lucro (P/L) é encontrado ao dividir o preço de uma ação pelo lucro gerado pela empresa para cada papel disponível na bolsa de valores. Com o resultado do número, é possível saber quanto cada investidor paga para acessar os lucros da empresa.
Investir em uma empresa com P/L alto indica que os investidores acreditam que a empresa tem um grande potencial de crescimento e que vale a pena pagar um valor mais caro para, a longo prazo, receber dividendos que compensem os gastos.
Porém, é preciso analisar o resultado em conjunto com outros fatores para entender se o investimento vale ou não a pena.
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