Investimentos

EBITDA: o que é e qual a importância para o investidor?

O EBITDA é utilizado na avaliação de ações para descobrir como anda a geração de renda operacional da empresa

EBITDA: o que é e qual a importância para o investidor?
Saber o que é EBITDA é importante na avaliação de ações para descobrir como anda a geração de renda operacional da empresa
  • Ele é um indicador importante da saúde de uma organização, utilizado por analistas de mercado para avaliar as companhias de capital aberto
  • A compreensão sobre o índice pode te ajudar na projeção de alta de uma ação e pode ser um grande diferencial ao investir na bolsa de valores

(Aléxis Góis, especial para o E-investidor) – O EBITDA é uma das muitas fórmulas complexas de avaliação usadas para analisar o desempenho financeiro de uma empresa.

Ele um indicador importante da saúde de uma organização, utilizado por analistas de mercado para avaliar companhias de capital abertoDessa forma, é possível identificar oportunidades de compra e venda de ações.

O índice permite que os analistas projetem a lucratividade de longo prazo e realizem comparações úteis entre empresas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O EBITDA também é usado para ajudar a determinar o valor de uma companhia, avaliar a capacidade de pagamento de dívidas e de gerar excedentes para o pagamento de dividendos.

Apesar de sua utilidade, o indicador não é absoluto. Por isso, o investidor deve entender o que é EBITDA, para que serve e de que maneira utilizá-lo.

Ele pode te ajudar na projeção de alta de uma ação e ser um grande diferencial ao investir na bolsa de valores.

O que é EBITDA?

O EBITDA é a sigla em inglês da expressão Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and AmortizationAssim, em português, EBITDA significa Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA).

O EBITDA foi popularizado na década de 1980, e utiliza um cálculo para tentar medir o fluxo de caixa livre com base nas receitas e despesas de uma empresa.

Ele também pode mostrar as verdadeiras capacidades de desempenho de uma companhia.

Publicidade

Uma ferramenta poderosa como o EBITDA exige um certo conhecimento para ser aplicada de forma correta.

A maneira como os números financeiros são interpretados pode influenciar nas conclusões e nas decisões importantes a serem tomadas.

Por isso, é essencial ter cuidado quando for analisar os números de uma empresa.

No passado, a fórmula do EBITDA foi criticada como um indicador insatisfatório da saúde dos negócios, em parte porque foi aplicada incorretamente.

Enquanto as empresas tradicionalmente buscam identificar seu lucro líquido (receita bruta menos despesas), o indicador surgiu como uma alternativa para fornecer um retrato mais fiel do desempenho operacional.

Publicidade

O índice é melhor usado em certas circunstâncias, como comparações diretas entre tipos de negócio mais tradicionais.

A simplificação dos complicados números do livro-razão de uma empresa a um único número tem um apelo inegável e pode render lições vitais se usado de maneira adequada.

Como calcular o EBITDA da sua empresa?

Para calcular o EBITDA, é necessário ter acesso aos demonstrativos financeiros da companhia, em especial demonstração de resultados e de fluxo de caixa, bem como relatório de lucros e perdas.

Esses documentos fornecerão todas as informações operacionais que você precisa para o cálculo.

Em seguida, é preciso identificar o lucro operacional líquido da empresa, normalmente é encontrado na demonstração do resultado. Esse total é conhecido também em inglês como Earnings Before Interest, Taxes (EBIT) ou Lucro antes de Juros e Imposto de Renda (LAJIR).

O próximo passo é encontrar todas as despesas resultantes da depreciação e amortização. O primeiro item se refere a qualquer depreciação de ativos intangíveis, enquanto o segundo diz respeito a ativos tangíveis que têm valor ao longo do tempo.

Publicidade

Ambos os totais provavelmente serão encontrados no relatório de lucros e perdas e, em alguns casos, na demonstração do fluxo de caixa.

Finalmente, com os totais de depreciação e amortização, o EBITDA pode ser calculado simplesmente pela soma dos números de depreciação e amortização ao valor total do EBIT.

Assim, é possível obter o lucro da sua empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Os indicadores múltiplos de EBITDA (geralmente o valor da empresa dividido pelo valor do índice) também são úteis para medir o valor contábil contra o valor de mercado de uma companhia.

Margem EBITDA

O EBITDA de uma grande empresa pode ser muito maior do que o indicador de uma pequena empresa. Por isso, somente com o LAJIDA não é possível ter uma compreensão mais ampla sobre a companhia.

Dessa forma, outro indicador muito útil para os investidores é a Margem EBITDA, que permite identificar a fatia de receita que foi transformada em geração de caixa pela empresa.

Publicidade

A margem é calculada a partir do valor do EBITDA em reais dividido pelo valor da receita no período de análise. O indicador é bastante utilizado para comparar o nível de eficiência de companhias de tamanhos diferentes.

Dívida líquida

A partir do EBITDA, também é possível calcular a capacidade da companhia de pagar suas dívidas com base na geração de caixa que consegue obter.

Uma empresa com dívida líquida alta encontra mais dificuldades para garantir suas operações e pode ter suas ações desvalorizadas por isso.

Para calcular o indicador, a dívida total da empresa menos as disponibilidades deve ser dividida pelo valor do EBITDA.

O resultado mostra quantos anos a companhia demoraria para pagar toda a sua dívida líquida. Geralmente, quando o indicador é de até 2 anos, significa que o nível de endividamento da empresa está saudável.

EBITDA ajustado

Quando não havia uma metodologia unificada da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as empresas podiam divulgar o indicador de formas diferentes, incluindo ou excluindo certos valores.

Agora com a regulamentação, caso queira divulgar o indicador fora do cálculo definido pelo órgão deve indicar que se trata de um “EBITDA ajustado”.

Por que o EBITDA é importante para investidores?

O EBITDA é um indicador avaliado com muita frequência pelos analistas de ações, por apresentar um retrato mais “real” da eficiência, produtividade e lucratividade de uma empresa.

Publicidade

O indicador foca apenas na atividade operacional e desconsidera efeitos financeiros não recorrentes, a exemplo do pagamento ou recebimento de juros ou benefícios fiscais temporários.

Se uma empresa tem crescimento do EBITDA ao longo dos anos, pode ser um indicativo de melhoria da eficiência e produtividade.

A comparação dos indicadores de várias companhias permite uma análise da competitividade entre elas no mercado. Isso pode ser feito até entre empresas de países diferentes, pois a metodologia é universal e exclui questões tributárias.

Contudo, o EBITDA tem algumas limitações e deve ser utilizado junto de outros indicadores antes da tomada de decisão de investimento. Por isso, é melhor usado junto a outras métricas de negócios, como valor presente líquido e retorno sobre o investimento.

O índice não indica a liquidez de uma empresa, por exemplo, que é um aspecto fundamental para mensurar o real valor de uma ação.

O EBITDA também não pode ser utilizado para analisar todas as companhias. No caso de bancos, seguradoras e outras instituições financeiras, por exemplo, a atividade principal da empresa está relacionada a operações financeiras.

Dessa forma, excluir esses itens do cálculo não ajudará a descobrir o nível de eficiência dessas organizações.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos