O Extrato de Contribuição (CNIS), também conhecido como Extrato Previdenciário, é um documento que apresenta o histórico de todas as contribuições, vínculos e remunerações do cidadão à Previdência Social brasileira encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Sendo assim, tem acesso ao serviço qualquer pessoa que possua esse cadastro.
A solicitação do pedido é grátis e requer o uso do número do CPF. Além disso, não é necessário se deslocar até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois o documento pode ser emitido diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS , disponível para download na AppStore e PlayStore.
Leia também
Segundo o governo federal, é possível verificar três tipos de extratos: o de Relações Previdenciárias, Relações Previdenciárias e Remunerações e o de Ano Civil.
O primeiro refere-se aos períodos trabalhados e/ou contribuídos, ou seja, os vínculos empregatícios que deram origem às contribuições. Já o segundo contém informações mais detalhadas, pois além dos dados que compõem o extrato anterior, encontra-se o valor das remunerações e os respectivos períodos de recebimento. Por último no documento de Ano Civil estão informações das contribuições agrupadas por ano, a partir de 11/2019.
Como solicitar o extrato do CNIS?
O extrato é gerado na mesma hora em que é solicitado e para pedi-lo, basta seguir esse passo a passo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”;
- Clique em “Baixar PDF”;
- Selecione qual dos três tipos de extrato você deseja.
Se o cidadão ainda assim desejar realizar a operação pessoalmente, é possível fazê-la em uma agência do INSS. Para isso, é importante se certificar antes se é necessário fazer um agendamento prévio. O serviço pode ser marcado ligando para o número 135 ou através do aplicativo do Meu INSS, na opção “Novo Pedido”.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos