Educação Financeira

O que é o extrato de contribuição (CNIS) e como solicitar?

Tem acesso ao documento qualquer cidadão que possua o Cadastro Nacional de Informações Sociais

O que é o extrato de contribuição (CNIS) e como solicitar?
Prédio da Previdência Social. Imagem: Adobe Stock

O Extrato de Contribuição (CNIS), também conhecido como Extrato Previdenciário, é um documento que apresenta o histórico de todas as contribuições, vínculos e remunerações do cidadão à Previdência Social brasileira encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Sendo assim, tem acesso ao serviço qualquer pessoa que possua esse cadastro.

A solicitação do pedido é grátis e requer o uso do número do CPF. Além disso, não é necessário se deslocar até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois o documento pode ser emitido diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS , disponível para download na AppStore e PlayStore.

Segundo o governo federal, é possível verificar três tipos de extratos: o de Relações Previdenciárias, Relações Previdenciárias e Remunerações e o de Ano Civil.

O primeiro refere-se aos períodos trabalhados e/ou contribuídos, ou seja, os vínculos empregatícios que deram origem às contribuições. Já o segundo contém informações mais detalhadas, pois além dos dados que compõem o extrato anterior, encontra-se o valor das remunerações e os respectivos períodos de recebimento. Por último no documento de Ano Civil estão informações das contribuições agrupadas por ano, a partir de 11/2019.

Como solicitar o extrato do CNIS?

O extrato é gerado na mesma hora em que é solicitado e para pedi-lo, basta seguir esse passo a passo:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”;
  3. Clique em “Baixar PDF”;
  4. Selecione qual dos três tipos de extrato você deseja.

Se o cidadão ainda assim desejar realizar a operação pessoalmente, é possível fazê-la em uma agência do INSS. Para isso, é importante se certificar antes se é necessário fazer um agendamento prévio. O serviço pode ser marcado ligando para o número 135 ou através do aplicativo do Meu INSS, na opção “Novo Pedido”.

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