O que este conteúdo fez por você?
- O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) levou em média 26 dias para realizar o pagamento inicial aos credores após a decretação do regime de liquidação extrajudicial, entre os anos de 2018 e 2023
- Na quinta-feira (15), o BC liquidou a BRK Financeira e a Portocred Financeira. No momento, os clientes das instituições podem realizar o cadastro básico no aplicativo FGC e iniciar o processo para solicitar a garantia
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) levou em média 26 dias para realizar o pagamento inicial aos credores após a decretação do regime de liquidação extrajudicial, entre os anos de 2018 e 2023. As informações constam no histórico da associação.
Leia também
Ao todo, 37 instituições financeiras estão presentes na lista, que inclui dados desde o ano de 1996, quando o Banco Dracma foi liquidado pelo Banco Central (BC) após atingir um elevado número de inadimplência em operações de crédito e deixar de honrar seus compromissos. Na época, o tempo entre a decretação do regime e o pagamento inicial foi de 25 dias.
Entre as instituições encontradas no histórico, estão o Banco Banorte, o Banco Bamerindus e o Banfort. O primeiro foi fechado somente em dezembro do ano passado, quase 26 anos após o início do processo de liquidação extrajudicial, que se deu em um contexto de implementação do Plano Real no Brasil.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O maior tempo para pagamento das garantias aos credores pelo FGC se deu no caso do Banco de Financiamento Internacional (BFI). A associação levou 3 anos, 8 meses e 3 dias para efetuar o processo, já que a decretação do regime de liquidação extrajudicial ocorreu no dia 17 de abril de 1996 e o pagamento inicial se deu apenas em 20 de dezembro de 1999. O atraso ocorreu por conta de uma pendência extrajudicial do BFI.
A partir de 2018, quatro instituições são citadas no histórico do FGC: Banco Neon, Domus Companhia Hipotecária, Dacasa Financeira e CHB – Cia Hipotecária. No primeiro caso, a associação demorou 14 dias para realizar o pagamento inicial, enquanto levou 15 dias no segundo. Já nas situações relativas às duas últimas instituições, o primeiro pagamento foi executado após um prazo de 40 dias e 34 dias, respectivamente.
Na quinta-feira (15), o BC liquidou a BRK Financeira e a Portocred Financeira. No momento, os clientes das instituições podem realizar o cadastro básico no aplicativo FGC e iniciar o processo para solicitar a garantia. O procedimento só será completado após os liquidantes prepararem a relação de credores das instituições, informando os créditos por CPF ou CNPJ dos investidores.
Ao todo, as duas empresas ofertavam 19 títulos de renda fixa ao mercado, segundo levantamento da Quantum detalhado nesta reportagem.
Publicidade
Veja também: Tem ativos da BRK e Portocred na carteira? Saiba o que fazer.