Daniela Poli Vlavianos, sócia do escritório Poli Advogados, ressaltou para esta reportagem que a irregularidade mais grave que pode ocorrer na declaração é a omissão de rendimentos. “Além de sujeitar o contribuinte ao pagamento de multas e juros, essa infração pode configurar crime contra a ordem tributária, previsto no artigo 1º da Lei nº 8.137 de 1990”, explica.
Segundo a especialista, as penalidades variam de acordo com a gravidade da irregularidade, podendo incluir multas que vão de 75% a 225% sobre o valor do imposto devido, além de juros de mora. No entanto, muitos contribuintes não sabem se estão nesta situação.
Nesse caso, é possível consultar se você caiu na malha fina de uma forma simples: por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, ou sua versão web. No mesmo sistema, também é possível consultar as suas pendências e verificar o motivo de sua restrição.
Para isso, basta acessar a plataforma e clicar no serviço “Pendências de malha”. Se você, de fato, estiver na malha fina, será necessário corrigir a declaração o mais rápido possível. Veja dicas de como resolver a situação nesta reportagem.