Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: Airbnb ajuda anfitriões na declaração; veja como

A plataforma de acomodações atualizou a página com informações que podem ajudar nas questões tributárias

Imposto de Renda 2024: Airbnb ajuda anfitriões na declaração; veja como
Imposto de Renda. Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 vai até o dia 31 de maio, e os anfitriões do Airbnb que alugam acomodações por meio da plataforma devem pagar Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Para auxiliar sobre o tema, a companhia atualizou seu Centro de Recursos Fiscais, que contém informações sobre o IRPF 2024 e busca ajudar anfitriões a compreenderem melhor suas obrigações fiscais no Brasil.

Segundo o Airbnb, a página esclarece possíveis dúvidas relacionadas a questões tributárias, utilizando recursos como texto e vídeo. Os conteúdos explicam, por exemplo, como se deve declarar a renda recebida com o anúncio de acomodações na plataforma e os impostos que anfitriões podem ter que pagar. A ferramenta conta ainda com orientações para pessoas jurídicas e para anfitriões estrangeiros.

Vale lembrar que a declaração do IRPF é obrigatória para quem recebeu em 2023 rendimentos tributáveis superiores a R$ 30.639,90. Em 2023, esse valor correspondia a R$ 28.559,70. Os aluguéis recebidos ao longo do ano devem ser declarados pelo anfitrião na entrega da declaração anual do IR.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na página ainda é possível encontrar informações sobre quais impostos incidem sobre a disponibilização de experiências, como é feito o cálculo para o recolhimento mensal de receitas de aluguel e outros assuntos relacionados ao tema.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Para ajudar os contribuintes no processo de declaração do IR, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.