A corrida pela declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 já foi iniciada e os documentos podem ser enviados até o dia 31 de maio. Todos os anos, os contribuintes devem declarar seus rendimentos e bens do ano anterior à Receita Federal (RF).
Leia também
Dessa forma, os cidadãos que compraram, venderam ou seguem com o mesmo carro e aqueles que possuem qualquer outro veículo motorizado precisam declarar o bem ao IR. Nesta matéria do Estadão você pode conferir todas as informações necessárias para a declaração do seu carro.
- Imposto de Renda 2024: veja as mudanças anunciadas pela Receita
No caso dos contribuintes que possuem o mesmo veículo declarado em 2023, é possível manter as informações previamente registradas no ano anterior. Já os carros comprados em 2023 precisam conter todos os documentos do veículo para a declaração. Assim, basta incluí-los na seção “Bens e Direitos” do programa da Receita.
O país e o número do Renavam serão necessários, assim como a marca, o modelo, o ano de fabricação e a placa do veículo. Informações do vendedor e a forma de pagamento também são computadas no sistema do Fisco.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Se o contribuinte vendeu seu veículo em 2023, basta preencher o campo “Discriminação” com o nome e CPF ou CNPJ de quem comprou o carro, a data da venda e o valor recebido. Importante destacar que o item “Situação em 31/12/2023” não deve ser preenchido.
Vale ressaltar que quem tem financiamento de veículo ativo precisa detalhar os pagamentos feitos em 2023 na seção “Discriminação” e adicioná-los ao valor declarado. Além disso, despesas relacionadas ao carro como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro e reparos, necessitam de declaração separada e esses valores podem ser deduzidos na declaração do imposto.