O Imposto de Renda (IR) 2024 está na etapa final da entrega das declarações e vale lembrar que todas as informações financeiras devem constar no informe, inclusive os investimentos. No entanto, o informe de aplicações à Receita Federal deve ser realizado com cuidado.
Leia também
Isso porque os investimentos em renda fixa são declarados de uma maneira, enquanto os de renda variável possuem outras informações relevantes a serem atribuídas na declaração. É importante ressaltar que a declaração é obrigatória em alguns casos e a tributação também se diferencia a partir da categoria da aplicação.
- Veja mais: Como declarar fundos de investimento no IR?
Além disso, para clientes do Nubank, por exemplo, o informe de rendimentos conta com acessos diferentes a depender do tipo de conta que o contribuinte possui. Se um contribuinte possui conta corrente e investimentos no banco, todos os dados serão descritos em um único informe. Enquanto isso, aquele que tem conta apenas na NuInvest deve acessar esse documento de outra maneira.
Vale lembrar que um informe não apenas mostra o que você tem em uma instituição, mas também onde inserir as informações no programa de declaração do IR da Receita. O documento traz as seguintes informações:
- Identificação da fonte pagadora: o nome e CNPJ da instituição;
- Pessoa física beneficiária dos rendimentos: nome e CPF da pessoa que recebeu os rendimentos da instituição ou tem dinheiro nela. São os seus dados ou os dos seus dependentes ou cônjuge, caso o informe seja deles;
- Rendimentos isentos e não tributáveis: são os rendimentos que não têm cobrança de Imposto de Renda;
- Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva: são os rendimentos que têm cobrança de Imposto de Renda;
- Bens e direitos: é o saldo do que você tem em conta, investimentos, etc.
Esse documento está disponível através do aplicativo do banco e, uma vez com seu acesso, basta declarar tudo o que você tem ou teve no Nubank e na NuInvest no ano-calendário, preenchendo corretamente a declaração. Confira as formas de acesso:
Cliente Nubank ou cliente Nubank + NuInvest
Após abrir o app do Nubank, na tela inicial, clique na foto do seu perfil e selecione “Documentos” e, depois, “Informe de rendimentos”. Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2023”.
Por fim, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”. O informe de rendimentos será enviado para o e-mail do contribuinte.
Cliente apenas da NuInvest
Nos casos de clientes apenas da NuInvest, você consegue acessar o informe de rendimentos com todas as informações para a declaração pelo aplicativo ou site da corretora.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Assim, basta acessar o site da NuInvest e faça o login. Ao entrar, selecione a opção “Mais” e depois vá em “Relatórios” e econtrre a área “Informe de rendimentos”. Por fim, será necessário inserir o ano base – no caso, 2023 – e clicar em “Gerar” para receber o documento via e-mail.