Conforme o período de declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 chega na reta final, é importante agilizar os documentos necessários. Entre os itens que podem gerar dúvidas está a declaração da previdência privada, um investimento de longo prazo voltado para a aposentadoria, oferecido por instituições financeiras e seguradoras.
Leia também
Antes de fazer a sua declaração é importante verificar que existem dois tipos principais de planos de previdência privada: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). No caso do PGBL, é permitida a dedução do IR, mas será necessário informar os valores com o limite de 12% da renda tributável anual. O comprovante deve ser anexado na seção “Pagamentos Efetuados“, com o código específico para Previdência Privada.
Já o VGBL não é dedutível. Dessa forma, o saldo em 31 de dezembro de 2023 deve ser informado na declaração do IR na ficha “Bens e Direitos”, no grupo 99 – “Outros Bens e Direitos”, código 06 – VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, os rendimentos recebidos dessa modalidade devem ser declarados no quadro “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, caso tenha optado pela tributação progressiva; ou no quadro “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, caso tenha optado pelo regime de tributação exclusiva na fonte.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.