Com o começo do período de declaração do Imposto de Renda (IR) 2024, milhões de contribuintes precisam se organizar para levantar documentos e comprovantes de rendimentos e despesas, referentes ao ano de 2023.
Leia também
Entre a documentação necessária para preencher a declaração do IR 2024 estão os informes (ou comprovantes) de rendimentos de pessoas físicas. Eles são fornecidos aos contribuintes por instituições financeiras, como bancos e corretoras, por empresas que prestam serviços financeiros diversos e por empregadores.
A data para que instituições, públicas ou privadas, disponibilizassem o comprovante de rendimento aos clientes encerrou em 29 de fevereiro. Caso o contribuinte não tenha recebido, é necessário entrar em contato com o setor de recursos humanos do banco ou empresa e solicitá-lo com celeridade. Vale ressaltar que é um direito do contribuinte e uma obrigação para as instituições em questão que, se denunciada, pode ter que arcar com punições.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Feita a denúncia por parte do cliente ou correntista, a Receita Federal pode multar a empresa ou instituição financeira em R$ 41,43, por cada documento não fornecido.
Para te ajudar com a declaração, o E-Investidor disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com material revisto e atualizado para sanar os questionamentos dos leitores.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão