O período para declarar o Imposto de Renda (IR) 2024 está chegando. Entre os dias 15 de março e 31 de maio, contribuintes que se encaixem nos requisitos da Receita Federal devem fornecer dados e informações relativas aos ganhos que auferiram durante o ano de 2023.
Leia também
Uma das ferramentas essenciais para auxiliar no preenchimento completo e adequado da declaração do IR é o informe de rendimentos. Esse documento é fornecido a clientes e usuários de instituições bancárias, corretoras e empresas que prestam serviços financeiros.
Nele, todas as movimentações financeiras ao longo do ano ficam registradas e servem de respaldo para a declaração oferecida ao Fisco.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
É obrigação das empresas e instituições, sejam elas privadas ou públicas, fornecer o informe (ou comprovante) de rendimentos a todos os seus clientes, e o não cumprimento pode acarretar punições.
Se porventura o contribuinte não receber o documento, “a orientação é que ele procure o quanto antes o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição bancária”, ensina Gabriel Vieira, advogado tributarista e sócio proprietário da GSV Contabilidade. Caso a situação persista, é importante acionar a Receita Federal. Cada documento sonegado aos clientes acarreta multa de R$ 41,43 à empresa.