Publicidade

Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: qual a diferença entre a tabela progressiva e regressiva

Alíquotas, faixa de isenção e tempo de aplicação são diferenças fundamentais das modalidades

Imposto de Renda 2024: qual a diferença entre a tabela progressiva e regressiva
Imposto de Renda 2024 com regime progressivo ou regressivo? Entenda a diferença. Foto: Envato Elements

O período para declarar o Imposto de Renda (IR) 2024 se encerra em três semanas, no dia 31 de maio. Até lá, a Receita Federal espera que os contribuintes que se enquadram nos requisitos estabelecidos ofereçam suas declarações, com rendimentos e despesas referentes ao ano de 2023. Até o momento, 21,4 milhões de brasileiros já enviaram o documento ao Fisco.

Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que permite ao contribuinte escolher o regime de tributação para plano de previdência complementar, até o momento da obtenção do benefício ou no ato do resgate dos valores e não mais no ato de adesão ao plano.

Assim, o titular do plano tem dois regimes de tributação para escolher: o regressivo (alíquotas diminuem de 35% para 10%) e o progressivo (alíquotas aumentam de 0% a 27,5%, seguindo a tabela do IR). É certo que a possibilidade de escolher evita cobranças desnecessárias, mas qual deles vale mais a pena para o contribuinte? A resposta, no entanto, é depende.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Renato Munduruca, advogado tributário, exemplifica: vamos imaginar um trabalhador que ingressou aos 30 anos em um plano de previdência, pelo regime progressivo. Hoje, pela nova lei, se ele se aposentasse e resgatasse a previdência complementar, aos 55 anos, poderia optar pelo regime regressivo, pagando alíquota de 10% (devido ao prazo superior a dez anos). Assim, deixaria de pagar os 27,5% do regime progressivo.

A regra para essas modalidades está vinculada ao tempo de aplicação. Via de regra, planos de previdência com prazos mais longos tendem a se beneficiar mais das alíquotas do regime regressivo (visto que elas diminuem com o tempo). Para os planos de curto prazo, a modalidade progressiva pode ser mais vantajosa.

No entanto, as quantias também devem ser levadas em conta. Isso porque valores até R$ 2,1 mil são isentos de tributação pela tabela progressiva, e aqueles até R$ 2,8 mil são tributados em 7,5%. Para quem tem rendimentos menores, essa pode ser a melhor opção. Em todos os casos, consultar um especialista é a maneira mais adequada de decidir qual regime é o mais vantajoso para o contribuinte.

Vale lembrar que essas informações devem constar da declaração do IR 2024. O descumprimento da obrigação de declarar corretamente pode levar à retenção na malha fina, nome dado à verificação detalhada feita pela Receita. Em casos mais graves, investigações fiscais e punições podem ser aplicadas a quem omite ou distorce informações oferecidas ao Fisco brasileiro.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2807 de hoje, quinta-feira (12)
IPTU: quem tem direito à isenção do imposto?
Como preencher a declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo
Aposentado tem isenção de IPTU? Entenda as condições
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
>