Cerca de 4 milhões de pessoas estão desobrigados a declarar o Imposto de Renda em 2024. Segundo a Receita Federal, o IR de 2024 deve contar com um chatbot disponível no site da Receita para ajudar o cidadão a saber se ele deve declarar ou não.
Leia também
“O robô estará disponível a partir do dia 15 de março no site da Receita para as pessoas saberem se são obrigadas ou não a declarar. Quem não é obrigado a declarar pode declarar, pois essa é uma atitude cidadã”, afirmou José Carlos Fonseca, auditor da Receita Federal.
A Receita Federal espera um total de 43 milhões de declarações de Imposto de Renda em 2024, uma alta de 4% na comparação com 2023.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda (IR) 2024 vai do dia 15 de março até 31 de maio. Neste ano, a Receita disponibilizará um painel com resultados de cada lote de restituição que ainda deverá ser pago. As informações serão abertas ao público no portal gov.br. A medida faz parte de uma série de novidades anunciadas pelo Fisco para a declaração do IR 2024.
O primeiro lote de restituição será pago ainda no prazo final para declarar (31 de maio). Os outros lotes serão pagos nos meses seguintes, até o quinto e último, pago em 30 de setembro.
(Com Gabriel Serpa)