

Desde as 10h desta sexta-feira (22), a Receita Federal disponibilizou a consulta ao quinto e último lote das restituições do Imposto de Renda 2023.
Segundo o órgão, mais de 1,2 milhões de contribuintes estão contemplados nesta etapa, e mais de R$ 1,9 bilhão será repassado a eles no próximo dia 29.
Também é possível verificar a existência de pendências junto ao Fisco e descobrir se o contribuinte ficou retido na chamada malha fina da Receita.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para tomar conhecimento de sua situação fiscal, o contribuinte precisa ter em mãos números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e as respectivas senhas de acesso.
Veja o passo a passo a seguir:
- 1. Ao acessar a página do Portal e-CAC, é possível fazer login com o código de acesso do usuário ou utilizando informações do portal do governo federal, o gov.br.
- 2. Feito o login, será apresentada ao usuário uma lista com diversas opções de serviços, no canto esquerdo da tela do computador. A opção que interessa a quem quer saber sobre pendências e malha fina é “Meu Imposto de Renda”.
- 3. Após carregar, serão apresentados os últimos anos de declarações, à esquerda da página. Certifique-se de que o ano selecionado corresponde ao IRPF 2023.
- 4. À direita da mesma página, outras opções aparecerão ao usuário. Selecione “Pendências de Malha” para consultar seu status na Receita Federal. Se não houver, uma mensagem será apresentada ao selecionar a opção.
O que fazer se estiver na malha fina
Ao identificar dados divergentes, inconsistentes ou suspeitos na declaração do Imposto de Renda, cruzando informações de outros declarantes, a Receita Federal pode reter algumas declarações para uma análise mais minuciosa.
Se o contribuinte identificá-los antes de ser notificado, pode enviar retificação ou documentos pelo Dossiê Digital de Atendimento (DDA). Toda documentação passará por apreciação de um auditor da Receita.