• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Inflação dos alimentos: marcas de varejistas são opção para economizar

Entre janeiro de 2019 e janeiro de 2022, o gasto dos brasileiros com produtos de marcas próprias das redes de varejo aumentou mais de 20%

Por E-Investidor

11/11/2022 | 11:09 Atualização: 11/11/2022 | 11:09

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Diante da alta da inflação, o consumidor busca se ajustar à queda no poder de compra. Os supermercados já notam uma diferença no comportamento das pessoas — por exemplo, os dias de maior movimento agora são aqueles próximos ao recebimento dos salários; além disso, outro fenômeno surge: a crescente busca por marcas próprias ou exclusivas das redes varejistas.

Leia mais:
  • O Brasil continuará sendo o “Pelé” da inflação?
  • Inflação: a alta de preços no Brasil e em outros países explicada
  • Inflação pessoal é diferente da oficial. Como calcular a sua?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O E-Investidor revela a opinião de especialistas e mais detalhes do cenário. Veja a seguir:

Como a inflação funciona no dia a dia?

A inflação significa o aumento do preço de alimentos, produtos e serviços mais consumidos pela população. Por isso, até mesmo o crescimento do preço de apenas um item específico pode pressionar a inflação para cima, o que se aplica caso tal produto seja essencial.

No caso da gasolina, por exemplo, quando o preço sobe de maneira desenfreada, acaba acarretando alta na inflação. Isso porque ela é insubstituível e sua alta acaba impactando uma categoria que afeta o preço de diferentes mercadorias: o setor de transportes.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

 

Quando há alta persistente dos preços, tem-se um cenário de inflação.(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Ainda pensando no impacto da inflação no dia a dia, é preciso dizer que o consumidor não só paga a mais em diferentes categorias do mercado como também as opções diminuem. Com isso, as pessoas usam uma parcela maior de rendimento para manter o consumo básico e, em alguns casos, precisam deixar de gastar com determinados serviços ou produtos.

Como consequência, diminui-se a atividade econômica e, no limite, pode ocorrer uma crise.

As estratégias do consumidor para escapar da inflação

Com a inflação brasileira ainda em níveis elevados e o aumento nos preços, a seleção e compra dos alimentos mais consumidos foram repensadas. A partir disso, os supermercados estão realizando mudanças no setor frente as estratégias adotadas pelos clientes para escapar da inflação.

As idas às compras do mês agora requerem novos planejamentos. Um deles tem sido recorrer às marcas próprias das redes de varejo, o que pode levar à economia de até 30% por item. Pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) mostram que a média de itens de quem compra as marcas próprias dos supermercados são 120% maiores do que aqueles que optam só por marcas tradicionais.

 

Ao optar por produtos de marca própria, o poder de compra do consumidor fica maior diante da inflação, uma vez que cada item pode ser até 30% mais barato.(Fonte: Getty Images/Reprodução)

A presidente da Abmapro, Neide Montesano, explica que “é cada vez maior o número de consumidores que ‘abrem mão’ de marcas conhecidas e colocam no carrinho produtos de marcas próprias”. Inclusive, os dados levantados comprovam que, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2022, o gasto dos brasileiros com esses produtos aumentou mais de 22%.

O que os especialistas acham do cenário?

O E-Investidor conversou com especialistas para entender se a estratégia adotada pelos consumidores faz sentido no cenário de inflação e reuniu outras dicas importantes sobre o tema.

Publicidade

Mikhail Liu, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa Flowwow, diz que, em primeiro lugar, mais do que apenas “buscar produtos de marcas próprias, o consumidor deve também estar sempre com a calculadora e a lista na mão para não sair do orçamento disponível“.

Além disso, o especialista explica que “algumas famílias não conseguem se voltar para produtos de marcas próprias pelo medo de baixa qualidade, para não gastar o limite que têm com o ‘duvidoso’, o que torna a ida ao mercado ainda mais desafiadora”.

Considerando essa realidade, Liu dá outras dicas para quem não se sente seguro de optar por produtos de marca própria: “Podemos sempre esperar pela baixa no custo de algum produto, e a melhor maneira de não perdê-lo nesse meio-tempo é com marcas próprias, produtores locais e até compras a granel, assim você também ajuda o comerciante local”.

Walmur de Almeida Carvalho, gestor de Trade da Rede Unishop, reforça que a “ampliação dos espaços para produtos com marca própria é uma boa estratégia adotada por redes de supermercados, farmácias, atacados e atacarejos, pois conseguem atrair e fidelizar quem busca produtos com qualidade e preços mais adequados para o consumo”.

Publicidade

Por fim, Alexandre Cunha, diretor-executivo (CEO) e cofundador da Aruba Natural, levanta um ponto importante também para os empresários: “Um caminho interessante que já começou e para nós, da indústria e gestores de marcas, pode fazer sentido é o cobranding, ou seja, uma parceria entre as marcas. […] Unindo as forças entre os varejistas e as marcas já conhecidas”. “O consumidor entende que houve uma parceria. É uma marca própria daquela rede, mas há um padrão de qualidade garantido por uma marca que é referência”, complementa Cunha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • alimentos caros
  • Confiança do consumidor
  • Gasolina
  • Inflação
Cotações
10/12/2025 10h44 (delay 15min)
Câmbio
10/12/2025 10h44 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    XP e BTG podem ser responsabilizados pela venda dos CDBs do Master?

  • 2

    Ibovespa hoje fecha em alta com efeito “Flávio Bolsonaro 2026” e ‘Super Quarta’ no radar

  • 3

    Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bilhão: entenda a regra que turbina o prêmio de 2025

  • 4

    Imóveis quitados vão a leilão para pagar investidores de CRIs; entenda o caso

  • 5

    B3 lança aplicativo com gráficos, extratos e notícias personalizadas para o investidor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: Congresso aprova crédito bilionário para pagamentos do benefício; veja valor
Logo E-Investidor
Bolsa Família: Congresso aprova crédito bilionário para pagamentos do benefício; veja valor
Imagem principal sobre o Loteria Federal tem concurso especial de Natal; veja como funciona
Logo E-Investidor
Loteria Federal tem concurso especial de Natal; veja como funciona
Imagem principal sobre o FGTS: 2 regras para usar saldo em imóvel de até R$ 2,25 milhões
Logo E-Investidor
FGTS: 2 regras para usar saldo em imóvel de até R$ 2,25 milhões
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: esta é a dezena mais sorteada da história
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: esta é a dezena mais sorteada da história
Imagem principal sobre o Bolsa Família: 70% dos adolescentes deixaram benefício desde 2014, segundo pesquisa
Logo E-Investidor
Bolsa Família: 70% dos adolescentes deixaram benefício desde 2014, segundo pesquisa
Imagem principal sobre o Resultado da Mega-Sena: HORÁRIO NOVO HOJE (09); veja quando saem números dos R$ 20 milhões
Logo E-Investidor
Resultado da Mega-Sena: HORÁRIO NOVO HOJE (09); veja quando saem números dos R$ 20 milhões
Imagem principal sobre o Benefício de aposentados pode ter reajuste em 2026?
Logo E-Investidor
Benefício de aposentados pode ter reajuste em 2026?
Imagem principal sobre o INSS: novo calendário de pagamento abre ainda em dezembro de 2025
Logo E-Investidor
INSS: novo calendário de pagamento abre ainda em dezembro de 2025
Últimas: Educação Financeira
B3 lança aplicativo com gráficos, extratos e notícias personalizadas para o investidor
Educação Financeira
B3 lança aplicativo com gráficos, extratos e notícias personalizadas para o investidor

Plataforma gratuita da Bolsa brasileira reúne investimentos de diferentes corretoras em um só lugar

08/12/2025 | 06h15 | Por Beatriz Rocha
Reforma do Código Civil ameaça herança de cônjuges e donas de casa são as mais vulneráveis; veja como se proteger
Educação Financeira
Reforma do Código Civil ameaça herança de cônjuges e donas de casa são as mais vulneráveis; veja como se proteger

Com proposta à espera de votação no Congresso, efeitos da nova regra também dependem do regime de casamento

07/12/2025 | 07h00 | Por Beatriz Rocha
Quando começar a investir para a aposentadoria? Especialistas mostram como construir renda para viver bem após os 60
Educação Financeira
Quando começar a investir para a aposentadoria? Especialistas mostram como construir renda para viver bem após os 60

Reserva financeira deve ser prioridade desde o primeiro salário como trabalhador, mas diversas opções financeiras podem garantir renda passiva aos 70, 80 e 90 anos

07/12/2025 | 05h30 | Por Bárbara Ferreira
Caixa Consórcio relança campanha “Sortudão Multiprêmios” com R$ 400 mil em prêmios; veja como participar
Educação Financeira
Caixa Consórcio relança campanha “Sortudão Multiprêmios” com R$ 400 mil em prêmios; veja como participar

A ação, válida até 31 de dezembro, reforça a estratégia da companhia e amplia a atratividade da modalidade

05/12/2025 | 14h20 | Por Camilly Rosaboni

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador