Educação Financeira

IPVA atrasado: como pagar e parcelar o imposto?

Basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado para realizar a quitação

IPVA atrasado: como pagar e parcelar o imposto?
Foto: Envato Elements

O período de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) já acabou em diversos estados e, caso o motorista não arque com essas pendências, ele estará sujeito a multas e apreensão do veículo.

Para que o contribuinte não passe por isso, o E-Investidor decidiu mostrar como pagar o IPVA atrasado.

Primeiramente é preciso saber que o IPVA é um imposto estadual, então cada unidade federativa terá suas próprias regras nos impostos sobre veículos. Em diversos estados, caso haja atraso no pagamento, é cobrada uma multa de 0,33% por dia até o limite de 20% sobre o valor do imposto.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Sem o IPVA em dia, o motorista não consegue fazer o licenciamento anual do seu veículo e, caso ele seja parado pela polícia, poderá ter o veículo apreendido, além de pagar uma multa no valor de R$ 293,47 e perder sete pontos na CNH.

Além disso, aquele que não pagar o IPVA será incluído na Dívida Ativa da União, o registro de pessoas que estão devendo impostos, taxas e multas, o que prejudica na aquisição de empréstimos ou financiamentos, além do prejuízo financeiro.

Como pagar o IPVA atrasado?

Para pagar o IPVA atrasado, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou do Detran, emitir uma guia de pagamento e quitá-la. Ela já virá com multas e juros que devem ser aplicados e uma nova data de pagamento.

Tem como parcelar o IPVA vencido?

No site da Secretaria da Fazenda, o cidadão terá a opção de parcelar o pagamento de IPVA atrasado ao emitir a guia de pagamento. A quantidade de parcelas varia de acordo com o Estado. Em São Paulo, por exemplo, é possível parcelar em até 5 vezes.

Como saber se tenho IPVA atrasado?

Caso o contribuinte queira saber se tem IPVA atrasado, a consulta pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda do estado.

Para fazê-lo é preciso ter o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos. Ele pode ser encontrado no documento de identificação do veículo.